Prestação de Contas

UPA 24h Zona Leste - Santos (SP)

Lei Municipal nº 2.947, de 17 de dezembro de 2013; alterada pela Lei Municipal nº 3.078, de 12 de dezembro de 2014; Decreto Municipal nº 6.749, de 10 de abril de 2014, alterado pelo Decreto Municipal nº 7.044. de 11 de fevereiro de 2015; e Edital de Chamamento Público nº 02/2019”
1. Parecer da Comissão de Fiscalização acerca das Prestações de Contas

Aguardando documentos da Comissão

2. Relatório de Avaliação da Parte Variável do Contrato de Gestão
 

2020

Ata – 3º Quadrimestre

2021

Ata – 1º Quadrimestre
Ata – 2º Quadrimestre
Ata – 3º Quadrimestre
Ata – Covid-19

2022

Ata – 1º Quadrimestre
Ata – 2º Quadrimestre

1. Quando devo procurar a UPA?

A UPA atende prioritariamente os casos de emergência, ou seja, pessoas que necessitam de atendimento imediato com risco de morte ou de sequelas. Como nos casos de acidentes, ferimentos por arma de fogo, queimaduras, dor no peito, falta de ar e pressão alta etc.

2. Quais especialidades a unidade tem?

A UPA atende Clínico geral, Pediatria, Ortopedia e Odontologia.

3. Como funciona a classificação de risco?

Durante o processo de triagem, o paciente é submetido a avaliação inicial (queixa principal, sinais e sintomas aparentes, antecedentes clínicos, cirúrgicos, alérgicos e de imunização, parâmetros vitais, registro da data e horário de chegada) e classificado em cores de acordo com o nível de complexidade do caso.

4. Qual tempo de atendimento por cor da classificação?

Os níveis de prioridade clínica foram categorizados conforme definição do Sistema de Triagem Manchester (STM), que considera número, nome, cor e tempo de resposta máximo em minutos, sendo:

1: emergência/vermelho/0min;
2: urgente/amarelo/30min;
3: pouco urgente/verde/120min;
4: não urgente/azul/240min.

5. Você sabe a diferença entre uma UPA e UBS?

O intuito das UBS é fornecer atendimento para os problemas de saúde da população, quando não houver a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais, enquanto a UPA tem como foco a atenção às urgências e emergências

6. UPA funciona 24 horas?

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. 

7. Paciente pode trazer medicamento?

Não, é dispensando o medicamento conforme a necessidade da patologia do paciente.

8. Essa Unidade atende pacientes de outros municípios?

Cabe ressaltar que o atendimento à Saúde no Brasil é descentralizado, de modo que todo o cidadão, independentemente de onde vier, tem o direito de ser atendido, caso tenha alguma enfermidade.

9. UPA faz vacina?

Não. Devem ser tomadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

10. UPA fornece medicamento para o tratamento todo em casa?

A farmácia da UPA funciona 24 horas, e dispensará exclusivamente medicamentos de urgência e emergência (antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides) para pacientes atendidos na UPA.

11. UPA tem internação?

A UPA é a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, possuindo estrutura simplificada, com Raio-X, eletrocardiografia, USG, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, ficando em observação o paciente em até 24 horas, após sendo avaliado e solicitado vaga pela regulação de vagas do município.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde