Dia Mundial da Voz

Sabia que a voz pode oferecer sinais sobre a sua saúde?

No Dia Mundial da Voz veja 11 dicas de hábitos saudáveis para preservá-la

A voz deve estar entre os principais cuidados de saúde no dia a dia. São diversos os problemas que podem surgir em razão do seu descuido, sendo também um sintoma comum para algumas doenças. Criado no Brasil em 1999, o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta sexta-feira, 16, serve de alerta para esses riscos.

A campanha visa conscientizar que alterações na voz são sinais de doenças neurológicas, como o Parkinson, problemas de refluxo gastroesofágico ou até mesmo cânceres, como o de laringe.

Além disso, o desgaste das pregas vocais pode causar nódulos, que geram rouquidão, soprosidade (quando parece escapar ar na fala) e a perda progressiva da voz.

O câncer de laringe, por exemplo, tem como o primeiro sintoma as alterações na qualidade vocal. Assim como em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é o principal aliado do tratamento. Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam cerca de 7,6 mil novos casos da doença ao ano e mais de 4,5 mil óbitos.

Com atuação no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), o fonoaudiólogo da Pró-Saúde, Antônio Leandro, detalha os indícios de alerta.

“Devemos ficar atentos aos sinais proporcionados pela nossa voz, como rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar e sem motivo aparente, além de infecções de garganta”, explicou.

O especialista acrescenta que “a voz diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, trazendo impactos em relacionamentos e na área profissional”.

Ele ressalta ainda que, ao perceber problemas na comunicação que persistem por mais de uma semana, é essencial procurar ajuda profissional.

Para auxiliar na prevenção, separamos onze dicas para manter hábitos saudáveis com a voz:

– Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais;
– Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos onde seja necessário subir o volume da fala;
– Evite permanecer longos períodos em ambientes com ar-condicionado;
– Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
– Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas e proteínas;
– Evite exageros com alimentos muito gelados ou muito quentes, pois podem causar choque térmico na faringe;
– Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente;
– Evite fumar e ingerir álcool em excesso;
– Evite falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas, assim como em ambientes secos, empoeirados ou com fumaça;
– Procure um fonoaudiólogo, ou um médico otorrinolaringologista, caso os problemas com voz perdurem por mais de 15 dias.