5 dicas para comer de forma mais saudável

Celebrada nesta sexta-feira (16), a data propõe uma reflexão sobre os hábitos alimentares

Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação. A data, criada em 1981, lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, e tem como objetivo promover uma reflexão sobre os hábitos alimentares e combater a fome no planeta.

Com o tema “Cresça, alimente e sustente. Juntos”, a comemoração deste ano visa incentivar o acesso de toda a população à alimentação saudável e nutritiva, principalmente em comunidades mais carentes, afetadas pela pandemia. Além disso, questiona os impactos da produção de alimentos ao meio ambiente, com destaque para os alimentos ultraprocessados.

De acordo com dados do relatório “O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo”, da Organização das Nações Unidas (ONU), 40 milhões de crianças menores de cinco anos estão com sobrepeso e 672 milhões de adultos são obesos. Os números evidenciam o quanto a discussão sobre a alimentação saudável é cada vez mais urgente e necessária.

Nesta semana, a nutricionista Ana Paula Bussioli, do Hospital Regional da Transamazônica, gerenciado pela Pró-Saúde no Pará, traz dicas para uma alimentação saudável e que pode auxiliar, inclusive, na recuperação da saúde após períodos de internação. “É importante sempre seguir uma alimentação saudável, assim é possível manter a saúde em sua forma plena e controlar o peso”, destaca Ana Paula.

Confira as cinco dias da nutricionista:

  1. Evite dietas mais restritivas, onde você só pode consumir um pequeno grupo de alimentos. O importante é buscar uma reeducação alimentar, para que seja possível ter todos nutrientes necessários no seu dia. Essa opção permite ainda o consumo dos alimentos favoritos, e geralmente mais calóricos, de forma esporádica e controlada.
  2. Inclua na sua alimentação diária alguns legumes e verduras.
  3. Tenha uma quantidade adequada de proteína na dieta. Frango, ovo e peixe, que é uma importante fonte de ômega 3, são ótimas opções.
  4. Não é preciso deixar de comer carboidratos, mas é sempre importante dar preferência para a forma integral. Por exemplo, busque substituir o arroz branco pelo integral.
  5. Nos dias mais quentes, o açaí é uma boa opção. Muito popular na região norte, o alimento tem bons valores nutricionais. Entretanto, evite acompanhamentos calóricos como doces e farinhas. O ideal é consumir com castanhas, que são fontes de zinco e selênio, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

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