Outubro Rosa: sintomas iniciais do câncer de mama podem passar despercebidos

Saiba quando procurar apoio médico

O câncer de mama ainda é uma doença em alerta. Segundo dados divulgados pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), desde 2021, o câncer de mama ultrapassou o de pulmão, tornando-se o tipo mais diagnosticado no mundo.

No Brasil, a doença é a segunda mais incidente, com mais de 66 mil casos novos em 2022, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Sua taxa de mortalidade ocupa o primeiro lugar no país, repesentando 16,1% do total de óbitos por câncer, de acordo com dados do DataSUS.

Durante o Outubro Rosa, campanha mundial sobre conscientização para o controle do câncer de mama, a data é lembrada com o objetivo de promover acesso à informação, contribuindo para a redução da mortalidade.

Quando procurar ajuda médica

Na maioria dos casos, o câncer de mama é discreto e pouco perceptível em fase inicial. Alterações na mama ou no bico do peito, presença de nódulo (caroço) indolor na axila ou pescoço, pele avermelhada e retraída são sinais que surgem quando já há um tumor.

Por isso, é importante realizar exames de rastreio antes mesmo do surgimento de qualquer sintoma. Conheça os exames para identificar o câncer de mama:

  • Mamografia: é o primeiro exame básico que deve ser feito por todas as mulheres. O mamógrafo é composto por duas placas que se encontram e pressionam os seios por poucos segundos para fazer as imagens.
  • Ultrassonografia: é indicado para identificar lesões antes de realizar a biópsia. É realizado por um aparelho semelhante ao utilizado no ultrassom para o abdômen e não causa dor.
  • Ressonância: usada em pessoas que já foram diagnosticadas com câncer para definir se há outro tumor e qual seu tamanho. O exame é realizado com o paciente deitado e imóvel em uma mesa plana que desliza dentro de uma “máquina” cilíndrica.

Pacientes abaixo dos 50 anos, com pré-disposição genética para a doença, tendem a apresentar um tumor mais agressivo e que cresce mais rápido.

Lembre-se: Qualquer nódulo na mama em mulheres com idade a partir dos 50 anos deve ser investigado, como recomenda o Ministério da Saúde. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser examinado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Para mais informações e dicas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, fique ligado no Blog Vida Saudável e nas redes sociais da Pró-Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde