Entenda o que é Erisipela

Conheça os sinais, cuidados e formas de tratamento da infecção que afetou o presidente Jair Bolsonaro

A erisipela é uma infecção da pele, geralmente causada pelas bactérias streptococcus pyogenes ou haemophilus influenzae que costumam penetrar a pele pelo contato com um pequeno ferimento, se disseminando pelos vasos linfáticos e podendo atingir o tecido gorduroso.

Além de feridas, micose e picadas de mosquito funcionarem como “porta de entrada” para as bactérias, existem também, outros fatores que facilitam a infecção no organismo, como portadores de diabetes, pessoas com excesso de peso, cardiopatas, nefropatas, insuficiência venosa (dilatação e danificação das veias), com baixa imunidade ou com doenças crônicas.

Dentre os sinais e sintomas da erisipela se destacam a febre alta, tremores, mal-estar, náuseas e vômitos. A infecção também é responsável por deixar lesões brilhantes na pele, além de vermelhidão e inchaço acompanhados de dor. Em outros casos, podem formar bolhas ou feridas na pele, sinal de necrose dos tecidos.

Cuidados e tratamento

O tratamento baseia-se no repouso, uso de antibiótico terapia e do medicamento Diosmina como coadjuvante para “tonificar” a parede da veia diminuindo sua dilatação e melhorando os funcionamentos das válvulas. Durante o tratamento, não é recomendado utilizar roupas apertadas e/ou abafadas.

Após o tratamento, as meias elásticas podem ser reintroduzidas, e o uso de calças é permitido desde que sejam calças confortáveis. pois as pessoas que possuem Erisipela tendem a ter uma sequela nesse tecido gorduroso, e roupas apertadas podem prejudicar ainda mais a circulação nesse membro afetado.”

Formas de prevenção

• O tratamento deve ser seguido corretamente para evitar crises de repetição;
• Não se automedique. Ao perceber os sintomas da erisipela, busque ajuda médica imediatamente;
• Enxugue muito bem os vãos entre os dedos para evitar a instalação e proliferação de fungos no local que podem causar lesões por onde as bactérias podem entrar;
• Varie o calçado para evitar micose;
• Diabéticos que podem ter perdido a sensibilidade no pé podem pedir ajuda para checar sinais de micose, bolhas, feridas ou pequenos cortes que podem ser usados como porta de entrada para as bactérias.

Para mais informações como essa, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde