Pílula anticoncepcional causa trombose?

Conheça o risco e saiba quando o método não é indicado

Mais da metade das brasileiras usam a pílula anticoncepcional. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, em 2021, 58% das entrevistadas afirmaram usar a pílula como método contraceptivo.

A trombose é a formação de coágulos sanguíneos em veias profundas, que pode ser perigosa para saúde. Alguns anticoncepcionais hormonais, especialmente aqueles que contêm estrogênio, têm sido associados a um aumento do risco de trombose.

Isso porque, o estrogênio pode reduzir os anticoagulantes naturais do corpo, resultando em maior coagulação sanguínea e, portanto, um maior risco de formação de coágulos que obstruem ou inflamam as paredes dos vasos.

O surgimento da trombose em pessoas que consomem a pílula é até cinco vezes maior, em comparação com mulheres que não utilizam o método. Apesar de parecer uma taxa alta, o risco é baixo: cerca de 5 casos para cada 100.000 mulheres, segundo Instituto de Hematologia, Hemostasia e Trombose.

Quando o anticoncepcional combinado não é indicado

Apesar do risco para o surgimento da trombose ser baixo na maioria dos casos de mulheres que usam a pílula como método contraceptivo, algumas têm maior propensão para a doença, sendo elas:

  • Pessoas com histórico pessoal ou familiar de trombose;
  • Fumantes;
  • Obesas e sedentárias;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas.

Nesses casos, as mulheres podem considerar, junto ao profissional de saúde, alternativas de contracepção que não contenham estrogênio, como a pílula de de progesterona ou o DIU de progestina.

Para mais informações como essa, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde