Usar desodorante causa câncer de mama? Conheça 6 mitos sobre a doença

Uma pesquisa realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) apontou que 51% das mulheres não estão cientes da importância da regularidade da mamografia e 47% acreditam que o uso de sutiãs tem impacto no risco de câncer de mama.

A pesquisa consultou cerca de 1,3 mil mulheres em seis capitais e regiões metropolitanas do País.

Além de ser uma das causas mais frequentes de morte em mulheres  no país, o câncer de mama é uma doença cercada por mitos que relacionam seu surgimento com o uso de sutiãs, desodorantes, prótese de silicone entre outros.

O problema é que, muitas vezes, esses mitos acabam distanciando as mulheres das formas corretas de prevenção e cuidados com sua saúde.

“Neste momento de conscientização, esclarecer e disseminar informações corretas é essencial”, destaca Patrícia Mineiro, médica Radio-oncologista do Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Para isso, consultamos a profissional para destacar cinco crenças populares sobre o câncer de mama. Confira as explicações abaixo:

1. Só tem câncer de mama quem tem histórico familiar?

Incorreto! Apenas 10% dos tumores de mama têm origem genética, que vem da família. A história familiar é um dos fatores que contribui para o aparecimento, mas não é o único fator.

2. A colocação de próteses de silicone pode causar o câncer?

Não! As próteses tornam um pouco mais difícil o rastreio dos tumores porque a mulher fica impossibilitada de fazer a mamografia, mas ela continua podendo fazer o monitoramento através da ultrassonografia e da ressonância de mama.

3. O autoexame pode substituir a realização da mamografia?

Não! É importante que a mulher se conheça, toque as mamas, veja se há alguma alteração, algum caroço, secreção ou nódulo. Entretanto, a mamografia é um método de rastreio muito eficiente, que detecta a doença de forma precoce, sendo indicado para mulheres a partir dos 50 anos. Já a ultrassonografia é extremamente importante por ser capaz de diagnosticar alguns tumores não identificados de outra forma.

4. Apenas mulheres podem ter câncer de mama?

Mito! Os homens também possuem glândula mamária e eventualmente essa glândula masculina pode apresentar tumores malignos. Então é importante que os homens também fiquem atentos com as glândulas, que são menores, mas também podem desenvolver a doença.

5. O uso de sutiã apertado ou com bojo pode causar câncer?

Mito! O tumor de mama é multifatorial e tem mais a ver com a história reprodutiva da mulher. Se ela menstruou muito cedo, se entrou na menopausa muito tarde. Quantos filhos teve, se amamentou, se fez uso de anticoncepcionais. Estes são fatores que devem ser levados em conta. O uso de sutiãs apertados pode machucar os seios, levando a outras complicações, mas não aos tumores de mama.

6. Usar desodorante pode desencadear o câncer de mama?

Mentira! Os produtos cosméticos têm componentes que podem sim fazer mal à saúde das pessoas, mas nada diretamente ligado aos tumores de mama.

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e acesse as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde