O que a menstruação diz sobre a sua saúde? Sintomas e outras informações

O que a menstruação diz sobre sua saúde?

Confira os principais aspectos da menstruação e quais são os sinais de alerta

O ciclo menstrual representa o fim do período reprodutivo da mulher ou do homem transexual, ou seja, quando a fecundação não ocorre o endométrio – tecido que reveste o útero para conter o embrião – é descartado, dando origem à menstruação.

Esse fenômeno ocorre, em média, entre os 15 e 50 anos de idade, quando se inicia o período de menopausa.

Apesar da menstruação ser um acontecimento esperado a cada mês, podem surgir algumas alterações durante os ciclos. É válido lembrar que cólicas fortes e mudanças muito específicas devem ser avaliadas e acompanhadas por ginecologistas anualmente.

Confira possíveis alterações:

Cólica menstrual

A cólica ocorre quando o útero se contrai para liberar o endométrio durante a menstruação, por isso, é comum que as pessoas sintam cólica durante esse período. Entretanto, quando a dor é mais forte do que o normal, ou ocorre fora do ciclo menstrual, o sintoma pode ser indicativo de doenças como endometriose, mioma e inflamação pélvica.

Sangue menstrual

A cor e a consistência do sangue menstrual mudam conforme a passagem do ciclo. Geralmente, a menstruação tende a começar mais líquida variando entre as cores vermelho vibrante ou do tipo borra, puxado para o marrom. No meio do ciclo, o sangue é mais viscoso e espesso, possuindo uma cor mais intensa. Ao final, a tendência é liberar um sangramento escasso e em borra.
Há também situações em que o sangue vem com coágulos, como se fosse uma “menstruação em pedaços”. Isso é normal, porque quando o sangue sai dos vasos sanguíneos ele forma coágulos, ou seja, uma forma mais sólida do sangue.

Além destes aspectos, é importante destacar que, ao contrário do que muitos pensam, a menstruação não tem cheiro. O odor que pode ser sentido é liberado quando há o contato do sangue com o tecido absorvente descartável, já em casos de uso dos coletores menstruais, não há cheiro. Por isso, caso você identifique algum odor diferente, procure um ginecologista.

Fluxo menstrual

O fluxo menstrual tem variações de acordo com cada corpo. Mas, a quantidade considerada normal é entre 10 e 80 ml por ciclo, equivalente à um absorvente a cada 3 ou quatro horas.

No que se refere a duração, ela pode variar entre 3 e 7 dias, no entanto, é natural que existam ciclos mais longos ou bem mais curtos. É válido que situações mais extremas sejam investigadas para descartar ou tratar precocemente qualquer questão, como a Síndrome do Ovário Policístico e problemas na tireoide.

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável, e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde