Você já ouviu falar da Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?

Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma doença endócrina crônica, que leva a alterações metabólicas no corpo da mulher e que, se não tratada, pode afetar mesmo a saúde mental, causando transtornos como depressão, segundo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Normalmente, o diagnóstico surge após a expansão do ovário com a presença de diversos cistos.

As causas para a doença ainda são estudadas, mas especialistas apontam que podem ter relação com níveis elevados de testosterona e excesso androgênio, situações presentes em até 80% das mulheres afetadas pela síndrome.

Principais consequências

• Infertilidade: Isso porque a aglomeração de cistos, mesclado a alta taxa de hormônios masculinos, pode impedir o desenvolvimento de óvulos saudáveis cessando o ciclo menstrual e, portanto, impedindo a reprodução.

Diabetes tipo 2: Muitas vezes, a síndrome gera resistência à insulina, hormônio produzido no pâncreas responsável por regular a taxa de açúcar no sangue. Esse desequilíbrio dos níveis de glicose acabam por provocar o diabetes II.

Principais sintomas

• Alterações menstruais (menstruação intensa ou ausência dela);
• Aumento de pelos no abdômen, rosto e seios;
Depressão;
• Dificuldade para engravidar;
• Ganho significativo de peso;
• Pele oleosa com surgimento de acnes;
• Queda de cabelo.

Ao identificar qualquer alteração, a mulher deve buscar atendimento especializado, para investigação, diagnóstico e tratamento! Para mais dicas sobre saúde e bem-estar, continue acompanhando o Blog Vida Saudável.

 

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts

Ampliar fonte
Contraste