endometriose

Endometriose pode causar infertilidade?

Doença atinge uma em cada 10 mulheres no Brasil; conheça os sintomas e as formas de tratamento

Presente em cerca de 10% das mulheres brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença que inflama tecidos do útero, ovários, bexiga e até intestino. É marcada principalmente pelas fortes dores durante o período menstrual e pela relação com a infertilidade.

Estima-se que cerca de 30% das mulheres com endometriose se tornam inférteis. Isso ocorre pois, nos casos mais graves, o processo inflamatório pode levar a formação de aderências, que resultam na obstrução das tubas uterinas e ovários.

Entre os principais sintomas da doença, podemos destacar:

> Dor pré-menstrual;
> Dor durante a relação sexual;
> Dor crônica na região da pélvis;
> Fadiga;
> Sangramento menstrual intenso ou irregular;
> Alterações intestinais ou na urina durante a menstruação.

Ao identificar estes sinais, é fundamental buscar um ginecologista. O diagnóstico é feito a partir de exames laboratoriais e de imagem. Após a primeira menstruação, qualquer mulher está sujeita à endometriose e, o momento ainda não há causa definida para a doença, embora alguns estudos apontem relações com hereditariedade e hormônios.

Por outro lado, há evidências de que as chances de endometriose são menores ao evitar alimentos processados e ultraprocessados. Além disso, praticar exercícios físicos ajuda a reduzir as dores.

Embora não tenha cura, é possível ter uma melhor qualidade de vida com o tratamento, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Geralmente, ocorre por meio de medicamentos que suspendem a menstruação (em mulheres mais jovens), ou cirurgias para a retirada de lesões mais graves, de acordo com a saúde e idade da paciente. Em casos mais graves, também é possível retirar ovários e útero, caso a mulher não deseje ter mais filhos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde