Outubro Rosa

Conheça os tipos de câncer que mais afetam as mulheres

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 18 mil mortes no país, dado que reforça a importância do Outubro Rosa, campanha sobre a conscientização para o controle da doença. Nesse contexto, a promoção de acesso à informação sobre outros tipos de câncer que acometem mulheres, torna-se um complemento importante.

Para além do câncer de mama, o tumor na região colorretal, no colo do útero e nos pulmões, são os tipos com maior taxa de incidência e mortalidade no país, segundo levantamento realizado pelo INCA (Instituto nacional de Câncer).

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, o Brasil varia entre o 4° e 5° lugar entre os países que os cânceres listados anteriormente são responsáveis por mais mortes.

Intestino

Conhecido também como câncer de cólon e reto, ou colorretal, a doença acomete o intestino grosso e o ânus e, segundo o INCA, é tratável e tem altas chances de cura, caso seja diagnosticado precocemente. Muitas vezes, ele pode ser causado por lesões benignas e pólipos – crescimento desordenado das células do tecido de um órgão – que se desenvolvem na parte interna do intestino.

Cervical

O câncer cervical, conhecido popularmente como câncer do colo do útero, é um dos tipos de câncer de útero, causado, na maioria das vezes, pela infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), transmitido, principalmente, por contato sexual sem uso de preservativo. Ao mesmo tempo, as chances de cura são próximas a 95% quando o tumor é identificado em fase inicial, como ocorrido com a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, que hoje está curada.

Pulmões

De acordo com o INCA, 13% dos novos casos de câncer se referem ao pulmão, além disso ele é o segundo mais comum entre mulheres e homens no país. A principal causa para seu desenvolvimento é o tabagismo, responsável por 85% dos casos de câncer nessa região. Por esse motivo, o câncer de pulmão é um dos tipos evitáveis, podendo ser controlado pelo fim do consumo do tabaco.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde