Fátima Bernardes

Fátima Bernardes revela câncer de útero. Saiba mais sobre a doença

Não foi divulgado qual dos dois tipos de câncer nessa região a jornalista está tratando; saiba diferenciá-los e as causas mais comum de cada um

Ontem (2/12), a jornalista Fátima Bernardes anunciou em seu perfil no Instagram que foi diagnosticada com câncer de útero, ainda em fase inicial. Ela afirma estar bem, mas terá que passar por uma cirurgia para retirada do tumor, ficando afastada das telinhas.

Entretanto, não foi revelado qual é o tipo de câncer de útero da apresentadora. A doença se divide em duas categorias, com diferentes sintomas, causas e tratamento. São elas: o câncer do corpo do útero e do colo de útero.

Com cerca de três vezes menos casos, o câncer de corpo do útero se dá geralmente no endométrio (revestimento interno do útero). Pode ocorrer por diversos fatores de risco, como predisposição genética, diabetes, excesso de peso e menopausa tardia.

Já o câncer de colo de útero ocorre pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) e, em 70% dos casos, é possível prevenir por meio da vacina contra o vírus.

Durante o Outubro Rosa, abordamos no blog Vida Saudável, não só o câncer de mama como outras doenças que afetam apenas o sexo feminino. Uma delas foi o câncer de colo de útero, terceiro tipo da doença mais comum entre as mulheres.

Foto: Fabiano Battaglin/Gshow

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde