Confira 5 dúvidas frequentes sobre o Câncer de Mama

outubro rosa

No Minuto da Saúde desta semana, a Pró-Saúde destaca as causas e os fatores de risco da doença

As dúvidas sobre o câncer de mama atingem mulheres de todas as faixas de idade. Com o objetivo de informar e conscientizar sobre doença, a campanha Outubro Rosa incentiva a prevenção para o câncer que mais mata mulheres no Brasil.

A Pró-Saúde integra o movimento e, em sua campanha deste ano, reuniu dúvidas de pacientes de suas unidades e também postadas nas redes sociais.

O conteúdo será disponibilizado no Minuto da Saúde, seção de vídeos curtos publicados nos canais oficiais da instituição, sendo veiculado às quartas-feiras, com a resposta de especialistas de diversas regiões do país.

Nesta semana, a oncologista clínica Kalysta Borges, do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, no Pará, respondeu cinco dessas perguntas.

As questões destacadas no vídeo são recorrentes e podem ser as suas dúvidas também. Confira:

O que causa o câncer de mama?

A doença é causada por uma série de alterações genéticas que modificam o funcionamento das células do tecido mamário.

E quais são os fatores de risco?

As chances dessas alterações acontecerem aumentam com o envelhecimento, tabagismo e alcoolismo. Assim como ao ter filhos após os 35 anos, com a obesidade, e ao ocorrer uma menopausa tardia (após os 55 anos).

Os riscos do câncer de mama aumentam com a menopausa?

Sim. 75% dos casos da doença acontecem em mulheres acima de 50 anos, portanto, após a menopausa. Nessa faixa etária, é importante estar atento com a obesidade também.

O tamanho da mama aumenta as probabilidades da doença?

Não. Para o câncer de mama se manifestar basta apenas ter tecido mamário. Logo, a doença também ocorre em homens.

Todo caroço encontrado no seio é sinal de câncer?

Nem sempre. Na verdade, poucos são os caroços relacionados com a doença. Porém, ao sentir qualquer alteração, você deve procurar uma unidade de saúde.

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para essas e outras informações, assista ao primeiro vídeo da campanha abaixo:

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts

Ampliar fonte
Contraste