Você sabe o que é TEA? Veja como identificar

Diagnóstico é comum na infância, mas essencial em qualquer etapa da vida

TEA significa Transtorno do Espectro Autista, que engloba uma série de condições do neurodesenvolvimento, com diferentes níveis de comprometimento social, na comunicação e linguagem. O grau 1 apresenta maior adaptação funcional.

Os transtornos que fazem parte do TEA são distúrbios que afetam o desenvolvimento neurológico. Nesse sentido, o nível um é caracterizado pela dificuldade de comunicação, interação social e regulação emocional.

Para Letícia Catarina, psicóloga da Pró-Saúde, os principais sinais deste nível podem ser percebidos em crianças que apresentam algumas dificuldades de comportamento e percepção.

“Dentro do autismo, existem diferentes níveis, ou graus. O mais frequente é o nível um. Ele pode ser identificado em crianças com interesses muito restritos, que apresentam dificuldade em sair da zona de conforto e dificuldade de interação e percepção de linguagem, como quando alguém está brincando ou falando sério”, explica a especialista.

Importância do diagnóstico

Ao tratar sobre transtornos, é comum ressaltar a importância do diagnóstico precoce para controle da condição. Apesar disso, o diagnóstico tardio também é essencial para qualidade de vida.

“Isso porque, mesmo que na fase adulta, o diagnóstico possibilita que o paciente e sua rede de apoio possam entender a condição e tenham acesso ao suporte correto para lidar melhor com os sintomas e as dificuldades que a síndrome traz”, indica Letícia.

A profissional lembra, ainda, que “a ausência de diagnóstico do transtorno de autismo e a falta de suporte podem causar mais dificuldades em todos os âmbitos da vida, desencadeando problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão”, alerta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde