síndrome do intestino irritáve

Conheça a síndrome do intestino irritável e seus sintomas

Distúrbio que causa dores no abdômen é comum e afeta mais de 10% dos adultos; tratamento envolve mudanças na alimentação

A síndrome do intestino irritável, ou do cólon irritável, é o distúrbio tratado com maior frequência pelos gastroenterologistas (médicos especializados no aparelho digestivo). Trata-se de um incômodo que causa dor abdominal e desconforto em 10 a 15% da população adulta, de acordo com os Manuais MSD, plataforma global de informações médicas.

Os sintomas da doença podem persistir por meses e, para o diagnóstico, é necessário que permaneçam ao menos por 12 semanas. Além dos sinais já citados, a síndrome do intestino irritável também causa:

– Cólicas;
– Alternância entre episódios de diarreia e prisão de ventre;
– Flatulência exagerada;
– Sensação de esvaziamento do intestino mesmo após as refeições.

Em alguns casos, é possível que a pessoa tenha outras dores musculares, náuseas, dor de cabeça e fadiga. A síndrome do intestino irritável não pode ser curada, mas amenizada. Ela tende a aparecer a partir dos 20 anos, sendo mais rara em adultos com idade avançada.

Especialista ainda não apontam uma razão exata para o surgimento do distúrbio, porém, na maioria das vezes, ele está relacionado com hábitos alimentares e questões psicológicas. Refeições com alto teor de calorias e de gorduras podem ser um fator desencadeante para algumas pessoas, para outras, se dá no consumo de alimentos específicos como café, laticínios, feijão e chocolate.

Além disso, situações de estresse e quadros de depressão e ansiedade podem influenciar o problema. Há ainda casos relacionados com o uso de alguns medicamentos (incluindo laxantes) e problemas hormonais. Estão sendo estudados também os casos de pessoas que ficam longos períodos sem comer ou comem muito rápido, mas ainda não há um consenso.

Mudar a alimentação é a chave para o tratamento da síndrome do intestino irritável, assim como tratar as causas específicas. O médico gastroenterologista deve identificar os alimentos que agravam os sintomas, para que sejam evitados. Além disso, acompanhamento nutricional é importante para a adoção de uma dieta mais adequada, com refeições menores, mais frequentes e com baixo teor de gordura.

Consumir alimentos ricos em fibras, como diversas frutas e vegetais, e beber bastante água, são indicações para lidar com a prisão de ventre. Medicamentos para tratamento dos sintomas podem ser indicados pelo médico após avaliação do caso. Atenção, a automedicação pode trazer diversos riscos para a saúde, por isso, sempre procure orientação de um especialista.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde