Confira 5 dicas para aliviar os sintomas da infecção urinária

A infecção urinária é caracterizada pela invasão de microrganismos nos órgãos que compõe o sistema urinário, como rins, bexiga e uretra. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), essa é uma das causas mais comuns de infecção na população geral, entretanto é mais prevalente em mulheres.

Isso porque, diferente da uretra masculina, a feminina é mais curta e está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem de microrganismos para a região, causando assim, a infecção. Existem dois tipos mais frequentes de infecção no trato urinário entre as mulheres:

• Cistite: É uma infecção e/ou inflamação geralmente causada por uma bactéria que compromete o funcionamento da bexiga. Nesse caso, os sintomas mais recorrentes são a necessidade urgente de urinar com frequência, escassa eliminação de urina, ardor ao urinar e febre.

• Pielonefrite: É uma doença inflamatória infecciosa, potencialmente grave, causada por bactérias que comprometem o funcionamento dos rins. Os sintomas variam de acordo com o estágio da infecção, entretanto, os principais são: febre, náusea, vômitos, sinal de pus, sangue e dor ao urinar.

Confira 5 dicas para aliviar os sintomas da infecção urinária

• Beber suco de cranberry, morango ou uva vermelha;
Consumir alimentos probióticos, como iogurte ;
• Consumir vitamina C , presente em alimentos como laranja, tomate e brócolis;
• Realizar compressa com bolsa de água quente;
• Se hidratar constantemente.

Mas lembre-se, é importante consultar um médico e realizar o tratamento correto indicado por um profissional, que pode envolver o uso de antibióticos ou quimioterápicos.

Sem o tratamento adequado, há possibilidade de complicações no quadro clínico. Por exemplo, a cistite pode atingir o rim, evoluindo para a pielonefrite e, nesse caso, com o rim já foi prejudicado, a pielonefrite pode avançar para uma doença renal crônica, onde os rins perdem a capacidade de funcionamento.

Para mais dicas e informações acesse o Blog Vida Saudável e acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde