Você sabe o que é infecção urinária?

infecção urinária

Mulheres têm 50 vezes mais chance de desenvolver o problema; confira os principais fatores de risco e como é realizado o tratamento

A infecção no trato urinário, conhecida pela sigla ITU, é uma doença infecciosa causada pela entrada de bactérias no sistema urinário. A situação se complica quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo chegar até os rins.

Quando isso acontece, a possibilidade de se desenvolver uma infecção é muito grande. Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga.

Um dado curioso da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostra que cerca de 30% das mulheres vão apresentar na vida infecção urinária leve ou grave. Isso porque as mulheres têm 50 vezes mais chance de desenvolver o problema do que o homem.

De acordo com a SBN, os fatores de risco para o desenvolvimento de uma infecção urinária, são:

> Higienização íntima inadequada antes e após o ato sexual;
> Litíase (cálculo) renal;
> Alterações na próstata;
> Histórico de procedimentos urológicos, e de uso recente de sonda vesical.

O tratamento indicado pelos especialistas para conter a infecção é feito com antibióticos. Além disso, é importante se hidratar com bastante água, pois quanto mais urina o corpo produzir, mais facilmente são eliminadas bactérias pela urina.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts