Vitaminas

Quais os principais benefícios das vitaminas no organismo?

No Minuto da Saúde desta semana, destacamos alguns desses nutrientes e onde eles podem ser encontrados

As vitaminas trazem diversos benefícios para o corpo humano. Além de propiciar uma alimentação saudável, elas são essenciais para a realização de algumas tarefas vitais, como fortalecer os ossos e a visão. Esses são aqueles nutrientes que o organismo não produz e por isso precisam ser adquiridos.

De forma geral, as vitaminas ajudam a manter a saúde da pele, do cabelo, da mucosa e do sistema imunológico. Ao todo, 13 delas são adquiridas por nós, cada uma com sua função e origem. E se dividem em dois grupos: hidrossolúveis, absorvidas na água (C e todas do complexo B), e dos lipossolúveis, digeridas na gordura (A, D, E, K).

Esses nutrientes são muitos e podem ser encontrados em diversos alimentos in natura ou minimamente processados, logo isso pode gerar confusão. Pensando nisso, o Minuto da Saúde desta semana apresentou algumas vitaminas, seus benefícios e onde podemos achá-las.

Trata-se de uma seção de vídeos curtos publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde. Cada conteúdo traz um profissional da instituição para dar dicas ou responder perguntas, sempre com um tema diferente. Dessa vez, quem participa é Celine Barros, nutricionista do Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA). Confira:

Vitamina A:

Conhecida como a vitamina da visão pelo seu poder de regeneração dos olhos. Também previne o envelhecimento da pele e age no combate às queimaduras do sol. Pode ser encontrada na cenoura, leite, manga, entre outras frutas e vegetais.

Vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12:

São os nutrientes do complexo B. Agem a todo momento no organismo, desde a formação do sistema nervoso do feto até o desenvolvimento de novas células sanguíneas. É encontrada em vários alimentos do dia a dia, como carnes, em especial o fígado, vegetais verdes escuros (couve, espinafre e brócolis) e em outros legumes como a beterraba.

Vitamina C:

É fundamental para fortalecer o sistema imunológico. Também atua como cicatrizante e previne problemas cardíacos. Conseguimos encontrá-la principalmente nas frutas ácidas como laranja, acerola e limão.

Assista ao vídeo completo:

 

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde