O que é herpes? Conheça os principais tipos e sintomas

Nesta semana, os participantes do reality show Big Brother Brasil (BBB), trouxeram uma discussão importante sobre herpes, após a troca de beijos entre os participantes Eliezer e Natália.

Isso porque o designer estaria com herpes labial, doença infecciosa causada pelo vírus Herpes simplex, e mesmo assim beijou a participante.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial já foi infectada pelo vírus herpes. Altamente contagioso, o herpes é transmitido por meio de contato físico com pessoas ou objetos contaminados: pele, saliva, mucosa, relações desprotegidas, toalha e lâminas são potenciais formas de propagação do vírus.

Existem diversos tipos do vírus herpes, capazes de contaminar o ser humano causando doenças. Dentre eles os principais são os tipos 1, 2 e 3, que provocam quadros semelhantes de lesões na pele, que surgem após um período marcado pela ausência de sintomas.

Conheça os principais tipos de infecção

• Tipo 1 – Herpes labial: é caracterizado por ardor, vermelhidão e surgimento de pequenas bolhas localizadas geralmente no lábio ou na parte interna da boca. Geralmente, o herpes labial é contraído na infância, através de secreções orais, como tosse e espirro.

• Tipo 2 – Herpes genital: causa os mesmos sintomas do tipo 1, entretanto, todos eles ocorrem na região genital, ou seja, na vulva, pênis ou ânus. Há a possibilidade dos sintomas se estenderem às nádegas e virilha. Nesse caso, as lesões podem ser intensas, provocando ardor para urinar e desconforto na realização de relações sexuais.
Essas lesões aumentam o risco de contágio por outras infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV (vírus causador da aids).

• Tipo 3 – Herpes zóster : A varicela, ou catapora, é um tipo de infecção que ocorre normalmente na infância, por meio do contato com secreções orais, onde os principais sintomas são lesões avermelhadas distribuídas pelo corpo, assim como pequenas bolhas com líquido claro.
Nesse caso, há a possibilidade do vírus se alojar no corpo do indivíduo, sendo reativado anos depois, dando origem ao quadro de herpes zóster, caracterizado por vermelhidão, dor intensa e bolhas localizadas na região do nervo acometido.

Imunização

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), disponibiliza duas doses da vacina contra a catapora, sendo a primeira aos 15 meses, e a segunda aos quatro anos de idade.
Ainda não há imunização contra os outros tipos de herpes, entretanto, existem estudos promissores no que se refere à herpes genital.
Para mais informações, acesse o Blog Vida Saudável e acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!