Outubro Rosa

Outubro Sempre Rosa: Hospitais da região de Carajás promovem ações de conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher

Para o ano de 2021, o INCA estimou mais de 66 mil novos casos de câncer de mama; campanha promovida pelas unidades visa reforçar a importância da prevenção e atenção aos cuidados com as mamas durante todo o ano

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões.

Com a Campanha “Outubro Sempre Rosa”, da entidade filantrópica Pró-Saúde, o Hospital 5 Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, promoveu ao longo do mês, palestras de conscientização e bem-estar alertando para a importância da prevenção do câncer de mama para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

A ação também beneficiou mulheres da comunidade do bairro Residencial Canaã, que receberam, na tarde do dia 27/10, a Caravana Outubro Sempre Rosa HCO, composta por médicos, enfermeiros e assistente social, e contou com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com a médica mastologista do 5 de Outubro, Juliana Souza, as palestras têm como objetivo disseminar informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, para o maior número de pessoas possível. “É necessário que a mulher tenha esse cuidado desde cedo, saiba um pouco mais sobre a doença, os sintomas, os métodos preventivos, a importância de ir ao ginecologista e como identificar o câncer de mama”, ressalta.

A especialista destaca ainda que algumas alterações físicas podem ser indícios da doença, como inversão do mamilo; aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou nas axilas ou ainda vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele das mamas.

Os sintomas também podem se apresentar por meio de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não; inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha; irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.

Tainara Lopes, enfermeira responsável pelas ações de Outubro Rosa no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, explica que a adoção de medidas preventivas pela população ajuda a reduzir a incidência da doença, porém a maior parte dos casos de câncer está associada a exposições ambientais e ao estilo de vida.

“Vale lembrar a importância da atividade física regular, alimentação balanceada, a realização dos exames de rastreamento para os cânceres e o acompanhamento médico. Além desses fatores, deve-se evitar o tabagismo e o consumo elevado de bebidas alcoólicas”, destaca a profissional.

Para saber mais sobre a doença, baixe gratuitamente o e-book “Se Toque!”, que reúne informações sobre o panorama geral do câncer de mama no Brasil e no mundo, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. O material está disponível aqui. Neste ano, o objetivo da campanha da Pró-Saúde, gestora dos hospitais 5 de Outubro e Yutaka Takeda, é reforçar a importância da prevenção e atenção aos cuidados com as mamas durante todo o ano.

 

Qualidade assistencial em Carajás  

Os hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro foram construídos pela mineradora Vale e são gerenciados pela entidade filantrópica Pró-Saúde. As duas unidades possuem certificação da  Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente. Ambas contam ainda com a certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde