Dezembro Laranja

Veja 5 dicas de prevenção do câncer de pele no verão

Em meio ao Dezembro Laranja, o Minuto da Saúde traz cinco dicas para cuidar da pele no verão e se prevenir do câncer mais comum no país

Com o verão cada vez mais próximo e a tendência de que as temperaturas continuem subindo em diversas regiões do Brasil, muitas pessoas devem aproveitar o calor em praias, rios e piscinas. Mas no final do ano, o que não pode tirar férias são os cuidados com a pele!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele, causado principalmente pelo excesso de contato com o sol, corresponde a 27% de todos os casos de câncer do país, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, sendo o tipo mais incidente da doença.

Para informar sobre a prevenção, tratamento e quando procurar um médico especializado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, desde 2014, a campanha Dezembro Laranja.

O Minuto da Saúde desta semana dá cinco dicas de como cuidar de sua pele, especialmente durante o verão. A seção de vídeos curtos publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde, traz profissionais para dar orientações aos seguidores sobre diversos temas de saúde e bem-estar.

Nos meses de outubro e novembro, por exemplo, houve uma programação especial voltada inteiramente para o câncer de mama e de próstata.

Nesta edição, o diretor Técnico Cassiano Barbosa, do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá (PA), é quem passa as orientações, confira:

– Hidrate bem a pele com cremes, hidratantes, etc;

– Evite tomar sol entre as 10h e 16 h, pois são os horários de sol apino;

– Evite o contato direto do sol com a pele, busque sempre usar chapéu;

– Sempre use protetor solar, principalmente em áreas de grande exposição como rosto, orelhas, nariz, lábios e costas;

– No verão fazemos mais atividade física e podemos ingerir mais bebida alcoólica, portanto a pele desidrata. Tome bastante água, sucos e outros líquidos para hidratá-la.

Assista a essa edição do Minuto da Saúde e saiba mais:

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde