Novembro Azul

Conheça os sintomas do Câncer de Próstata

Assim como no Outubro Rosa, o Minuto da Saúde deste mês será dedicado ao Novembro Azul, esclarecendo dúvidas e trazendo informações sobre o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens

Desde 2003, o mês de novembro ganhou um novo significado, quando se tornou o mês de prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo mais comum da doença em todo o país. Para 2020, o Instituto Nacional do Câncer, estima 65.840 novos casos da doença.

A campanha Novembro Azul, criada na Austrália, tem o objetivo divulgar informações de prevenção e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de chamar a atenção para a saúde masculina como um todo.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Os fatores de risco da doença são : a idade, que faz com que os números aumentem significativamente após os 50 anos, fatores genéticos e ou excesso de gordura corporal.

Assim como no Outubro Rosa, a Pró-Saúde produziu uma seção especial de vídeos curtos sobre o assunto em suas redes sociais, divulgados semanalmente às quartas-feiras. Trata-se do Minuto da Saúde, espaço onde profissionais respondem perguntas de pessoas espalhadas em unidades gerenciadas pela Pró-Saúde em todo país, e de seguidores nas redes sociais.

Nesta semana, o conteúdo aborda dúvidas sobre o que é o câncer de próstata e seus sintomas, que foram respondidas por Gisele Araújo, médica do Trabalho no Hospital Oncológico Infantil, em Belém (PA). Confira:

– O que é a doença?

O câncer de próstata nada mais é do que o crescimento anormal de células atípicas na próstata. Por isso, a importância de se fazer os exames rotineiros para avaliação do aumento da glândula.

– Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Devido a localização da glândula da próstata, a maioria dos seus sintomas são urinários, como: Retenção urinária e, em alguns casos, sangramentos ou dor ao urinar.

– Crescimento na próstata é um sinal do câncer?

É natural com o passar da idade o aumento progressivo da glândula. O que não significa que não seja câncer de próstata, por isso, é importante que o homem faça exames de rotina para identificar as causas dessa alteração.

Veja mais informações no vídeo abaixo, do Minuto da Saúde, e acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde mais informações!

Assista ao vídeo do Minuto da Saúde especial no Novembro Azul e saiba mais:

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde