Veja 4 exercícios para evitar dores nas mãos durante o Home Office

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Mobiliário e posicionamento inadequado durante o trabalho em casa podem causar diversas dores no corpo

Para evitar a contaminação e a proliferação da Covid-19, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e até mesmo trabalhar remotamente. Porém, o home office muitas vezes apresenta riscos à saúde e o bem-estar do trabalhador, já que muitos não possuem em casa, a estrutura necessária para a atividade, e deixam de manter a mesma postura e ritmo do escritório.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getulio Vargas (FGVSaúde), as dores nas mãos são as que mais afetam os profissionais (65%), seguido das dores no pescoço (58%), fadiga ocular e perda de sono (55%) e das dores de cabeça (53%).

O estudo entrevistou 533 pessoas, entre os meses de agosto e setembro. Em pesquisas anteriores também houve um alto número de dores nas costas.

Elizabeth Moreira, terapeuta ocupacional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), detalha porque essas dores acontecem:

“Em casa, o profissional acaba assumindo posturas inadequadas devido ao computador e equipamentos em posições impróprias. Há também as cadeiras sem encostos para as costas e braços, além do excesso de trabalho e movimentos repetitivos. Tudo isso prejudica”.

A profissional ainda destaca que é importante fazer pausas a cada duas horas e observar a postura. “E se o corpo reclamar, é porque há algo de errado”.

As dores nas mãos, principal queixa identificada na pesquisa, podem ser evitadas com exercícios simples. Confira:

> Relaxe os ombros e com os dedos para cima, estique o braço. Com a outra mão, puxe os dedos em direção ao seu corpo. Em seguida, com o braço ainda esticado, abaixe os dedos e puxe essa mão em direção ao seu corpo. Mantenha cada posição por 20 segundos. Repita cada exercício 3 vezes em cada braço;

> Levante a mão, relaxe os dedos e gire o punho no sentido horário e depois ao contrário;

> Junte as mãos – formato de oração – na altura do peito e empurre os dedos de uma mão contra os da outra, por 20 segundos;

> Entrelace as mãos e faça ondas. Em seguida, gire os polegares para frente e para trás. Por último, estique os dedos de cada mão alternadamente.
Repita cada exercício 3 vezes.

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