Pílula 61 – Você sabe o que é Assédio Sexual no ambiente de trabalho?

Assédio sexual no ambiente de trabalho é a conduta manifestada fisicamente, verbalmente, gestualmente, ou por outros meios, sobre terceiros contra sua vontade, causando-lhes constrangimento.

De acordo com o Código de Ética e de Conduta da Pró-Saúde, todos os colaboradores devem ser tratados com respeito e dignidade, não sendo permitidas situações que configurem desrespeito, intimidação, discriminação, ameaça, coerção, abuso ou assédio moral ou sexual.

Além do Código de Ética e de Conduta, a entidade possui uma Cartilha de Assédio Moral e Sexual no trabalho para que seus colaboradores saibam como se prevenir e o que fazer quando a situação acontecer.

 

• Para caracterizar o assédio sexual é necessário contato físico? 

Não. Variadas condutas podem configurar assédio, mesmo sem contato físico. Essa prática pode ser explícita ou sutil, com contato físico ou verbal, como expressões faladas ou escritas, ou meios como gestos, imagens enviadas por e-mails, comentários em redes sociais, vídeos, presentes, entre outros.

• Exige-se que o assédio seja praticado no local de trabalho? 

Não, mas é necessário que o assédio sexual ocorra por conta do trabalho, ainda que fora do estabelecimento.

• Como provar o assédio sexual? 

Pode-se provar a prática do assédio sexual por meio de bilhetes, cartas, mensagens eletrônicas, e-mails, documentos, áudios, vídeos, presentes, registros de ocorrências em canais internos da empresa ou órgãos públicos. Também é possível provar por meio de ligações telefônicas ou registros em redes sociais (Facebook, Whatsapp, etc.) e testemunhas que tenham conhecimento dos fatos.

• Estou sofrendo assédio sexual no trabalho. O que devo fazer? 

Repudie o agressor para que ele entenda a gravidade da situação, em seguida procure os meios legais da sua empresa e faça o registro da denúncia.
Na Pró-Saúde temos o Canal de Denúncia, onde as apurações são sigilosas e o anonimato é garantido.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.