Home office: atenção com a postura para evitar dores na coluna

Nunca se pesquisou tanto por “dor nas costas” no Google como nos últimos meses, marcados pela pandemia.

Segundo o Google Trends, ferramenta que avalia o número de pesquisas no buscador, a procura pelo termo cresceu cerca de 65% durante os últimos quatro meses.

Por conta da necessidade de fazer o isolamento social, muitos trabalhadores foram orientados a saírem do escritório e trabalharem de casa, modelo conhecido como home office. Entretanto, nem todo mundo tem o mesmo conforto e estrutura do escritório em casa, como uma cadeira adequada para trabalhar ou mesa com altura correta, o que pode ocasionar as tais dores nas costas.

Em casa, as pessoas podem se sentir mais relaxadas e, por isso, não se sentar com a postura adequada. Há ainda aqueles que trabalham deitados na cama, sofá ou em outros lugares inadequados. Nesse momento, a atenção com a postura pode fazer a diferença no dia a dia.

Confira algumas dicas para aliviar as dores nas costas:

> Sente corretamente:
Mantenha a coluna e o tronco sempre eretos, apoiando-os no encosto da cadeira. Apoie sempre os cotovelos no suporte da cadeira para não sobrecarregar os ombros ou pescoço. Coloque os pés paralelos à cadeira e deixe-os sempre retos no chão, flexione os joelhos em um ângulo de 90 graus. Caso esteja desconfortável, coloque uma almofada no assento ou nas costas.

> Tenha um ambiente de trabalho adequado:
O ideal é sempre apoiar o computador sobre uma mesa, na altura dos olhos e se sentar em uma cadeira de escritório confortável. Também é importante ter uma boa iluminação no ambiente, para não sair da postura ao tentar forçar a visão. Evite trabalhar na cama ou no sofá.

> Pratique exercícios físicos:
É sempre bom ter uma rotina de exercícios físicos, mesmo que sejam feitos em casa. Assim, você fortalece os músculos das costas e os sobrecarrega menos. Ficar muito tempo imóvel causa danos à saúde e, especialmente, à coluna. Consulte sempre um profissional de educação física antes de começar os exercícios.

> Faça alongamentos:
Antes ou durante as pausas no expediente, procure esticar o corpo. Faça movimentos lentos e suaves no pescoço, braços, coluna e pernas. É importante ganhar flexibilidade.

> Dê uma pausa:
Não podemos esquecer que pausas são necessárias. Ficar muito tempo sentado em uma mesma posição pode causar dores. Tire 5 minutos do expediente, vá ao banheiro, busque uma água. Relaxar é essencial também para ganhar produtividade.

Buscar…


Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde. Aproveite!

Últimos posts