Outubro Rosa: Hospital Regional da Transamazônica encerra programação com mais de 450 exames de mamografia

Outubro Rosa

Pacientes da região do Xingu e colaboradoras da unidade foram o público-alvo da campanha; exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), gerenciado pela Pró-Saúde em Altamira, encerrou a campanha do “Outubro Rosa” com 454 exames de mamografia de rastreamento do câncer de mama realizados. Destes, 340 foram em pacientes da região do Xingu, e outros em 114 colaboradoras da unidade.

Neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), disponibilizou uma ferramenta que facilitou a marcação do exame para as mulheres entre 50 e 69 anos, que puderam solicitar a mamografia pelo aplicativo de mensagens.

No total 26 pacientes que realizaram o exame no HRPT foram encaminhadas para consulta com o médico mastologista da unidade, que avaliará o resultado e dará as orientações necessárias para cada caso.

“Essas pacientes foram encaminhadas, pois o exame detectou alguma alteração que deve ser investigada. Esse número corresponde a cerca de 6% do total de exames realizados, o que reforça a importância das ações preventivas realizadas aqui no Regional da Transamazônica”, ressalta Edson Primo, diretor Hospitalar.

“O exame foi muito tranquilo e não senti nenhuma dor ou incômodo. Desde a marcação até hoje, foi tudo muito rápido”, comenta Luciene Ferreira, de 54 anos, paciente que realizou o exame no novo mamógrafo da unidade.

Ações internas

Durante todo o mês de outubro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou atividades intensas de educação em saúde com orientações e distribuição de material educativo para as colaboradoras da unidade.

Com o tema “Cuide-se, você é seu maior tesouro”, as colaboradoras do HRPT com idades entre 50 e 69 anos, também puderam realizar o agendamento para a realização do exame de mama. As ações seguiram todas as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Campanha Outubro Rosa da Pró-Saúde

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, também promoveu a campanha Outubro Rosa, com estímulo à prevenção. Neste ano, a entidade buscou enxergar o problema com os olhos dos pacientes.

A proposta foi entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção, com médicos que atuam na entidade respondendo às perguntas do público, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da instituição, confira!