Outubro Rosa - quando devo fazer mamografia

Quando devo realizar exames de mamografia?

No Minuto da Saúde desta semana, respondemos dúvidas frequentes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, mamografia e o autoexame

O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar que o câncer de mama se agrave. Quando descoberto no início, as chances de cura do câncer que mais mata mulheres no Brasil aumentam para 95%.

Composto principalmente pelo autoexame e pela mamografia, o diagnóstico precoce, um dos focos da campanha mundial do Outubro Rosa, é o tema do Minuto da Saúde desta semana. Anteriormente, a coluna abordou as causas e fatores de risco da doença.

Nesta quarta-feira, buscamos responder em vídeo, as dúvidas sobre a periodicidade ideal para realizar mamografia e como fazer o autoexame, veja abaixo!

São questionamentos reais, enviados por pessoas de diversas regiões do país, respondidos pela enfermeira Patrícia Muniz, do Hospital Materno-Infantil de Barcarena, gerenciado pela Pró-Saúde no Pará. Confira:

Qual é a idade ideal para realizar a primeira mamografia?
A partir dos 40 anos é necessário realizar o exame anualmente ou a cada dois anos, conforme orientação de um ginecologista. Se houver histórico de câncer de mama na família, é necessário realizar a mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

Para fazer o exame de mamografia é necessário já estar com um nódulo no seio?
Não é preciso sentir nenhum caroço na mama para realizar o exame. O ideal é sempre seguir as orientações médicas.

É sempre possível notar o câncer de mama por meio de toques nos seios?
Não é possível identificar a doença apenas com o autoexame, apesar de apontar anormalidades nas mamas. Para isso, é necessário fazer exames específicos como mamografia, ultrassom e ressonância.

Como realizar o autoexame?
Com a mão esquerda em ambos os seios, iniciando com movimentos circulares pela auréola e depois na mama toda. Em seguida, realize movimentos de fora para dentro e dentro para fora. Durante o autoexame, a mão direita deve permanecer atrás da cabeça.

Ao longo do mês, a campanha Outubro Rosa da Pró-Saúde seguirá tirando dúvidas sobre o câncer de mama, acompanhe em nossas redes sociais!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde