Saiba as idades que ocorrem a menopausa tardia ou precoce

Calor, alteração de humor e mudança no ciclo menstrual. Esses sintomas podem significar para muitas mulheres que a menopausa está chegando.

Depois que se passam 12 meses sem apresentar mais nenhuma menstruação, se define que aquela foi a data da menopausa. O episódio ocorre entre mulheres de 45 e 55 anos, e quando acontece por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

Menopausa precoce?

Isso acontece devido à falência ovariana prematura, fazendo com que os ovários não funcionem como deveriam.

Mas não se engane, também existe a menopausa tardia, que acontece após os 52 anos. O atraso da menopausa está mais relacionado às boas condições do ovário, hereditariedade, baixa exposição agentes tóxicos e saúde geral.

O Dia Mundial da Menopausa marcou esse domingo (18), para chamar a atenção das mulheres sobre o tema e passar mais informações para aquelas que estão passando pelo processo.

Conheça os sintomas:

• Desregulação do ciclo menstrual;
• Redução da libido;
• Secura vaginal;
• Mudanças de humor;
• Fadiga;
• Irritabilidade;
• Ansiedade.

Como amenizar esses sintomas?

O tratamento varia de pessoa para pessoa. Pois, nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal, como no caso de mulheres hipertensas ou diabéticas.

O que pode ajuda é a prática de exercícios físicos para aumentar a produção natural de serotonina, hormônio ligado à felicidade no organismo. Com a prática de exercícios físicos fica mais fácil manter a autoestima elevada e evitar que essas mudanças sejam significativas.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts