Saiba como manter uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano

Alimentação

As **confraternizações de Natal e Réveillon fazem parte dos momentos mais esperados durante o ano. Geralmente, essas datas contam com ceias fartas, que acabam sendo ricas em gordura saturada, presente em alimentos de origem animal e derivados, como carne, manteiga, queijo e creme de leite, por exemplo.

Esse tipo de gordura é prejudicial à saúde quando consumida em excesso. Isso porque ela se acumula com facilidade nas paredes internas dos vasos sanguíneos, acelerando a formação de placas de gordura e o entupimento das veias, possibilitando, assim, o aumento do colesterol, o surgimento do diabetes e de problemas cardíacos.

Confira dicas para manter uma alimentação balanceada

Entretanto, com algumas medidas simples, é possível aproveitar as ceias de forma saudável, sem se preocupar com a balança. Confira algumas dicas:

• Coma a cada três horas. A prática do jejum antes das ceias, ele pode causar azia, enjoo e má digestão;
• Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
• Faça porções menores;
• Inclua frutas nas sobremesas;
• Opte por saladas como acompanhamento nas refeições;
• Prefira o consumo de carnes magras, como peru e frango (chester);
• Priorize alimentos assados e grelhados;
• Se hidrate com frequência.

Vale lembrar que alguns ingredientes de receitas tradicionais podem ser substituídos por alimentos mais nutritivos e proteicos, como a alteração do arroz branco pelo arroz integral, e da carne pela soja.

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A Pró-Saúde deseja um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Boas festas!

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