Coluna

Hospital Metropolitano alerta colaboradores sobre os cuidados com a coluna

Palestra “Viva Bem com a Sua Coluna” foi realizada durante a IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)

Visando a promoção da saúde entre seus colaboradores, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) realizou, nesta terça-feira (14), a palestra “Viva Bem com a Sua Coluna”. Ministrada pelo renomado ortopedista que atua na unidade, José Guataçara Corrêa, a iniciativa abordou a importância da adoção de cuidados diários para evitar dores e lesões.

Na ocasião, o especialista chamou atenção para os sinais dados pelo corpo quando há algum problema relacionado à coluna e fez um alerta importante. “É muito comum que as pessoas busquem auxílio com um especialista quando o problema já é bem maior e, em certos casos, irreversível”, disse o médico. “Por isso, o diagnóstico e tratamento precoce é essencial”, complementou.

Entre os colaboradores que participaram da atividade está Misael Belo, que atua no hospital como assistente de Humanização. “Ouvir essa palestra de um profissional com tanto tempo de estrada é, sem dúvidas, engrandecedor e importante para aprendermos a cuidar melhor do nosso corpo. Foi muito bom participar e aprender um pouco mais”, comentou.

A programação faz parte do calendário de atividades da IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital Metropolitano, unidade criada pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, que acontece até o dia 17 de dezembro. O evento ocorre anualmente, com o objetivo de promover questões relacionadas à segurança no trabalho.

“Identificar e evitar fragilidades no processo da segurança do trabalho é o foco principal de todos e a Sipat vem para confirmar essa preocupação com o que pode ser mudado para melhor”, ressaltou a médica do trabalho do HMUE, Gisele Cristina da Silva.

Dicas de cuidado com a coluna: 

– Faça intervalos de descanso entre as posições, modificando-as frequentemente ou até realizando alguns exercícios durante o dia;

– Evite carregar muito peso em mochilas e bolsas e regule as alças para que não fique solta nas costas;

– Se for dirigir, o banco do carro não deve ficar muito para trás nem muito para frente em relação ao painel do veículo;

– Ao abaixar para pegar algum objeto no chão, dobre os joelhos e nunca a coluna. A força para erguer o corpo com o objeto em mãos deve ser concentrada nas pernas e não com sobrecarga na coluna.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde