Como celebrar as festas de fim de ano em segurança?

Covid-19 exige cuidados com as festas de fim de ano

Com a alta de casos da Covid-19, é essencial manter o distanciamento social; confira algumas dicas e orientações

Chegamos ao fim de um ano desafiador. Nesta época, costumamos celebrar a vida e o ano que passou, junto dos nossos familiares e amigos. Porém, com a taxa de contágio do novo coronavírus em alta em várias regiões do Brasil, é essencial manter os cuidados e o distanciamento social, mesmo durante as festividades.

Confira algumas dicas para celebrar com segurança:

  • Defina um grupo pequeno de convidados;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mão;
  • Realize o encontro em locais abertos e arejados;
  • Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;
  • Mantenha distância dos demais convidados;
  • Não compartilhe copos e talheres;
  • Dê preferência para embalagens com porções individuais, como por exemplo latas e sachês;
  • Higienize as mãos com frequência.

Mas lembre-se, a adoção destes cuidados não elimina o risco da contaminação. Caso tenha contato com alguém com a doença, ou apresente sintomas, mantenha o isolamento. Pessoas do grupo de risco, como idosos ou doentes crônicos, devem evitar festas e aglomerações.

A médica infectologista, Andréa Beltrão, do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), explica que a melhor forma de evitar a proliferação da doença para a família é abrir mão de uma comemoração presencial. “Ficar em casa ainda é a melhor alternativa de segurança nesse momento. Mas, se for receber ou realizar visitas, lembre-se de seguir as medidas de segurança”, alerta.

Para mais informações, acesse a cartilha produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançada pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira (17).

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts