Jejum intermitente

Para quem o jejum intermitente é recomendado?

No Minuto da Saúde desta semana, nutricionista ressalta os cuidados necessários para quem deseja realizar a dieta

Estratégia em destaque nos dias de hoje, o jejum intermitente é uma forma de perder de peso que consiste em alongar os períodos em que a pessoa fica sem se alimentar. Quem segue essa dieta chega a deixar de comer por até 24 horas, incluindo o tempo gasto no sono, sendo o período de 12 horas o mais comum.

Durante o jejum, é permitido apenas o consumo de bebidas de baixa caloria e as horas sem comer são recompensadas pelas chamadas janelas de alimentação, em que deve ser feita uma refeição completa e equilibrada, com muitas verduras, carnes magras e fibras. Mas será que é prejudicial à saúde?

O Minuto da Saúde desta semana trouxe informações sobre a eficácia do jejum intermitente e para quem ele é recomendado. Trata-se de uma série de vídeos curtos, publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde, sempre trazendo profissionais da instituição para dar dicas ou responder perguntas sobre diversos temas.

Dessa vez, quem explica o jejum intermitente é o nutricionista Thiago Silva, do Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA). Confira:

O jejum intermitente é eficaz?

Sim. O método se popularizou entre praticantes de atividades físicas nos últimos anos, mas exige bastante disciplina.

Quais cuidados devem ser tomados?

O processo deve ser feito sempre com acompanhamento de um nutricionista, do início ao fim. Também é ele quem deve recomendar a dieta. O jejum intermitente deve estar acompanhado de uma atividade física regular e que se adeque ao paciente.

Além disso, é essencial ter muito cuidado durante as janelas de alimentação e sempre buscar refeições balanceadas. É esse o principal ponto que faz a dieta funcionar.

Quem não deve adotar essa estratégia?

Quem tem ansiedade, gastrite, é gestante ou tem distúrbios alimentares deve evitar o jejum intermitente.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde