Saiba como manter hábitos alimentares saudáveis ao utilizar deliverys

Serviços de entrega de refeições ganharam força durante o período de isolamento social

Levantamento realizado pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, revelou que 45% da população brasileira ainda não se sente segura para sair de casa, considerando os riscos da Covid-19. Ao mesmo tempo, 41% afirmam que o distanciamento social fará parte de sua rotina neste verão.

Com o avanço da variante Ômicron , 24 capitais e o Distrito Federal já anunciaram oficialmente que as festividades de Carnaval deste ano foram canceladas ou adiadas.

Essas informações refletem um comportamento visível em parte da população, que opta por celebrar o Carnaval, e outros feriados, em casa, com pequenas reuniões de amigos ou familiares.

Uma das consequências desse comportamento é o aumento nos pedidos de delivery, serviço de entrega de refeições prontas que cresceu 24,4% durante o período de isolamento social, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Alimentação em delivery

Uma análise feita pelo grupo de estudos sobre práticas em ambiente alimentar e saúde da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com 370 restaurantes cadastrados em serviços de delivery, identificou que esse tipo de consumo alimentar contribui para o ganho de peso.

A pesquisa destaca que bebidas e lanches ultraprocessados são encontrados, respectivamente, em 80% e 38% dos restaurantes cadastrados. Por outro lado, refeições com predominância de verduras e legumes ocupam, juntos, menos de 20% de todos os comércios alimentícios.

A maioria das opções em pedidos de delivery não são saudáveis, porém, isso não impede a inserção de uma  alimentação balanceada quando é preciso comprar refeições prontas ou comer “fora” de casa.

Confira algumas dicas:

• Verifique quais são os ingredientes utilizados no prato e como eles são feitos;
• Dê preferência à legumes e verduras cozidos, sem manteiga;
• Prefira pedir saladas com molhos a parte para dosar a quantidade a ser consumida;
• Opte por opções grelhadas;
• Evite frituras e empanados, pois apresentam maior concentração de gordura;
• Escolha bebidas à base de frutas naturais. Sucos feitos com a polpa da fruta congelada também mantém suas propriedades intactas e frescas;
• Opte por sobremesas veganas, que são feitas com alimentos menos calóricos, como leite e derivados de amêndoas e afins;
• Caso o vegano não seja uma opção disponível, é possível pedir uma salada de frutas, por exemplo.

Riscos de alimentos ultraprocessados

Estudo desenvolvido na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) revela que o consumo de alimentos ultraprocessados eleva em até 23% o risco de desenvolvimento de pressão alta. Os dados também apontam a obesidade  como condição associada ao consumo desse tipo de alimento.

Por isso, dê preferência para o consumo de alimentos frescos e naturais, como frutas, grãos integrais, legumes e hortaliças.

Para essa e outras informações, continue acessando o Blog Vida Saudável e acompanhe a Pró-Saúde nas redes sociais!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde