atividade física

Quanto tempo de atividade física é preciso fazer para viver mais?

Estudo indica que quanto mais intensos forem os exercícios, melhor. Veja outros 4 hábitos que ajudam na longevidade

Em novembro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas orientações sobre a prática de exercícios físicos para combater o sedentarismo, como forma de aumentar a longevidade mundial. De acordo com o órgão, até 5 milhões de óbitos poderiam ser evitados ao ano, se a população em geral fosse mais ativa.

A organização recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, por semana, o que corresponde a, em média, 30 minutos ao dia para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade. Já para crianças e adolescentes, o indicado é uma hora por dia.

A OMS pontua ainda que todo exercício físico é válido para aumentar a longevidade, desde lavar o quintal até praticar musculação. Estatísticas da entidade destacam que, um em cada quatro adultos, e quatro em cada cinco adolescentes, não seguem essas orientações corretamente.

Contudo, um estudo recente, publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, aponta que praticar exercícios com alta intensidade é ainda melhor. Ao analisar 403.681 pessoas anualmente, os cientistas chegaram à conclusão de que os que gastaram ao menos metade dos 150 minutos em atividades rigorosas tiveram uma redução de 17% na mortalidade.

Ainda de acordo com a publicação, os óbitos por diferentes causas, como doenças cardiovasculares e câncer, caíram.

O importante para a longevidade, segundo a pesquisa, é conseguir incorporar atividades mais intensas como, por exemplo, correr, pedalar ou jogar futebol, mesmo que balanceando o tempo com exercícios mais leves.

Um outro estudo, publicado em 2018 por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou o histórico médico de 123 mil americanos e chegou à conclusão de que 5 hábitos saudáveis podem aumentar a longevidade em até 12 anos para os homens, e 14 para as mulheres. Um desses hábitos é a atividade física, confira os demais:

– Não fumar;
– Manter um peso saudável, com o índice de massa corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) entre 18,5 a 25;
– Adotar uma alimentação balanceada e com variedade, pouco consumo de carne vermelha, açúcar e gordura saturada;
– Evitar ou moderar o consumo de bebidas alcoólicas — não mais que uma taça de vinho ao dia, por exemplo.

E você, tem feito algum exercício físico? Lembre-se, nunca é tarde para adotar essas medidas e ter uma vida mais saudável!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde