Veja 3 exercícios físicos simples para fazer dentro de casa

Atividades Físicas

No Minuto da Saúde desta semana, reforçamos a necessidade de combater o sedentarismo mesmo com o agravamento da pandemia

Durante os últimos meses, muitas pessoas deixaram seus hábitos de lado, como forma de evitar contaminações pelo novo coronavírus. Mas algo fundamental à saúde física e mental, que não pode ser esquecido, é a prática de exercícios físicos, a melhor forma de combater o sedentarismo.

Com o recente agravamento da pandemia em todo país, é comum que pessoas não se sintam confortáveis para ir a academias ou realizar exercícios físicos ao ar livre. O Minuto da Saúde desta semana traz três dicas de atividades simples e rápidas, que podem ser feitas no conforto de sua sala sem a necessidade de adquirir equipamentos.

O Minuto da Saúde é uma série de vídeos curtos publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde, onde profissionais da instituição trazem dicas ou respondem perguntas sobre diversos temas.

Dessa vez, quem apresenta as sugestões de exercícios físicos é o terapeuta ocupacional Luiz Duarte, do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) em Ananindeua (PA). Confira:

– Exercício 1 – Caminhada no Lugar:
Movimente uma perna de cada vez, tirando os pés do chão. Mantenha uma postura adequada, sem se deslocar. Relaxe a musculatura, olhe sempre para frente e mantenha uma respiração controlada. Aos poucos você pode aumentar o ritmo.

– Exercício 2 – Agachamento com Isometria:
Agache com os joelhos a 90º. Mantenha a postura sem flexionar o corpo à frente e continue olhando também para frente, alinhando os pés para a mesma direção. As mãos podem ficar alinhadas aos ombros, na cintura ou esticadas para frente.

Levante e desça os joelhos até a posição correta, sempre coordenando o movimento com a respiração. Você pode manter a contração do joelho em 90º por dez segundos sem se movimentar, assim o exercício tem um efeito mais intenso.

– Exercício 3 – Sentar e Levantar:
Dobre os joelhos e sente, levante logo após. Não use o apoio das mãos. Você pode começar realizando o movimento em uma cadeira e ir evoluindo aos poucos, indo para cadeiras menores, banquinhos e finalmente o chão (etapa mais difícil). Com o tempo você pode aumentar o ritmo.

 

Assista ao vídeo e saiba mais:

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