alimentos ultraprocessados

O que são alimentos ultraprocessados?

Conheça alguns exemplos e como substituí-los para ter uma alimentação mais saudável

Alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por maior processamento industrial. No geral, possuem alta adição de açúcares, gorduras, substâncias sintetizadas em laboratório e, principalmente, conservantes.

Além de possuir pouca composição nutricional e favorecer o consumo excessivo de calorias, esse tipo de alimento tem efeitos negativos sobre a saúde, se consumidos a longo prazo.

Entre esses efeitos, podemos destacar a obesidade, devido ao consumo excessivo de gordura; problemas nos ossos, como a osteoporose, devido ao uso de corantes, que mudam a cor e o sabor dos processados; e problemas na flora intestinal, principalmente pela presença de organismos modificados em laboratório.

Esses e outros problemas contribuem para o desequilíbrio do seu organismo, propiciando o aparecimento de diversas doenças.

Veja alguns exemplos desses alimentos na lista abaixo:

> Bebidas açucaradas, como sucos de caixa e refrigerantes;
> Salgadinhos;
> Carnes processadas, como salsicha, bacon e hambúrgueres;
> Chocolate;
> Sopas instantâneas;
> Barras de cereal ou cereal matinal;
> Refeições prontas, como lasanha ou pizza;
> Shakes para substituir refeições;
> Bolos.

É importante substituir esses alimentos por opções in natura ou aqueles que possuem menos processamento, garantindo uma alimentação rica e balanceada em vitaminas e nutrientes. Grãos, tubérculos, frutas, hortaliças, carne, leite e ovos, são alguns exemplos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde