Vitamina D

Conheça os 5 sinais da vitamina D baixa

Falta do nutriente adquirido pela luz solar pode gerar doenças e incômodos que podem ser evitados

Fundamental para a saúde dos ossos, músculos e sistema imunológico, a vitamina D age auxiliando o corpo a absorver o cálcio que ele necessita. A principal forma de adquiri-la é por meio da luz solar, porém muitas pessoas sofrem com a ausência desse nutriente.

A vitamina D atua no crescimento e fortalecimento dos ossos e evita doenças como a osteoporose e o raquitismo. Essas doenças são mais frequentes em idosos, gestantes e lactantes e o grupo também é fator de risco para apresentar baixos níveis dessa substância.

Além do sol, a vitamina D também é produzida por meio da ingestão de alguns alimentos como peixes e frutos do mar, mas em baixa quantidade. Por isso, para evitar doenças e desconfortos desnecessários, é importante saber quais são os níveis do nutriente presentes no nosso corpo, por meio de exames.

Eles são indicados para quem sente sintomas de falta de vitamina D ou se encaixa nos fatores de risco. A Pró-Saúde publicou um vídeo em seu perfil do Instagram, destacando os principais sinais de seus baixos níveis.

Quem traz os cinco sintomas da vitamina D baixa é a nutricionista Larissa Sarrazim, do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA). Fique atento:

– Falta de energia;
– Dificuldade para dormir;
– Sistema imunológico fraco;
– Dores musculares;
– Ansiedade e depressão.

Na presença de alguns desses sinais, procure um clínico geral ou um endocrinologista. Não tome remédios sem a devida orientação médica.

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações:

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde