doenças

O que é uma doença autoimune? Conheça os tipos mais comuns

Diabetes Tipo 1 e Lúpus são exemplos das mais de 100 doenças desse grupo. Entenda as causas e os sintomas

Você já imaginou suas células atacando o próprio corpo? É o que acontece com quem tem alguma doença autoimune. Elas ocorrem quando os glóbulos brancos (leucócitos) são incapazes de diferenciar as células saudáveis e normais do corpo daquelas que devem ser destruídas, como as infectadas por bactérias ou vírus.

Existem mais de 100 doenças autoimunes, sendo as mais conhecidas, o Lúpus e o Diabetes Tipo 1. Estima-se que esse grupo de doenças afeta de 3 a 5% da população e tem relação principalmente com o histórico familiar.

Também é fato que alguns hábitos, como o tabagismo e o uso de alguns medicamentos, aumentam os riscos de uma doença autoimune. Elas também podem ser desencadeadas após infecções ou lesões nos tecidos do corpo, em pessoas que já tem uma predisposição.

Os sintomas variam de acordo com a doença e podem afetar qualquer parte do corpo, gerando, muitas vezes, dor, fraqueza, deformações nas articulações e dificuldade para respirar. Em algumas situações, os sinais são apenas no órgão afetado.

Para diagnosticar a doença autoimune é necessário realizar exames de sangue completos e consultar um médico para analisá-los. O profissional também avalia o histórico familiar e clínico do paciente.

Estão entre as doenças autoimunes mais conhecidas:

– Lúpus
– Vitiligo
– Diabetes do tipo 1
– Esclerose múltipla
Psoríase (incluir link: )
Doença de Crohn
– Artrite reumatoide

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde