psoriase

O que é a psoríase?

Inflamação na pele, desconhecida por 90% dos brasileiros, afeta 5 milhões de pessoas no país, causando dores e coceira. Veja alimentos que ajudam a controlar a doença

De acordo com pesquisa divulgada no final de outubro pelo Datafolha, 90% dos brasileiros não conhecem a psoríase. Você sabe do que se trata? A doença, que afeta 5 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), se caracteriza por manchas vermelhas e espessas na pele, que começam a descascar.

A pesquisa aponta ainda que a maioria das pessoas confundem a doença com alergias, micoses e até mesmo câncer de pele. Por isso, é importante saber diferenciar, para conhecer suas particularidades. A psoríase, que não é contagiosa, ocorre, na maioria dos casos, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Trata-se de uma inflamação crônica, que afeta igualmente todas pessoas e não tem uma causa específica. A psoríase pode ser hereditária, ou surgir por conta do estresse, queimaduras e outros fatores.

O sintoma mais comum é a coceira, mas pode causar dor se chegar nas articulações. Como não tem cura, esses desconfortos podem persistir, melhorando ou piorando com o tempo. Estresse, ansiedade e falta de sol também podem agravar a psoríase.

O tratamento pode ser realizado com o uso de medicações (cremes, pomadas, via oral ou injetáveis), ou apenas tomando sol. Os remédios devem sempre ser prescritos por um dermatologista e variam de acordo com o paciente e a gravidade da inflamação. Com o tratamento adequado, é possível ter uma boa qualidade de vida.

Alguns alimentos podem ajudar a conter as inflamações da psoríase e aliviar os sintomas. São eles:

> Peixes de água fria, como salmão, sardinha, bacalhau, entre outros. Todos ricos em Ômega 3;

> Azeite, sementes e nozes;

> Frutas, verduras e legumes, em geral. Cenoura, couve, batata doce, brócolis e morango são alguns exemplos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde