Maradona

O que é parada cardiorrespiratória? Saiba mais sobre o problema que causou a morte de Maradona

Entenda as principais causas, quais os sintomas e como agir

Na quarta-feira passada (25), o ex-jogador de futebol Diego Maradona, de 60 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto dormia. O atleta estava na sua casa, em Buenos Aires, após receber alta do hospital no dia 12 deste mês. Na ocasião, Maradona havia feito uma cirurgia no cérebro, em decorrência de um quadro de anemia.

Sabe-se que a saúde do ídolo argentino era instável, mas quais são as causas de uma parada cardiorrespiratória? No caso do atleta, elas ainda estão sendo investigadas, entretanto, as causas mais comuns são:

> Obstrução das artérias do coração: principal causa das paradas e ocorre por conta de infarto e isquemia miocárdica, principalmente após os 40 anos;
> Arritmias cardíacas;
> Excesso de exercícios físicos: causa mais rara, que geralmente afeta os mais jovens, abaixo de 35 anos.

Parada cardiorrespiratória e parada cardíaca estão geralmente juntas, elas ocorrem quando o coração é incapaz de manter o oxigênio necessário para o funcionamento do corpo, ou seja, quando para de bater, exigindo assistência imediata.

Os sintomas aparecem com pouca antecedência, e consistem principalmente em: falta de ar, dores no peito e desmaio. Quando ocorre uma parada cardiorrespiratória, o corpo suporta, em média, até 10 minutos com o coração paralisado. Após isso, as chances de óbito são muito altas.

Para identificar uma parada cardiorrespiratória é necessário medir o pulso, para verificar se ele está ativo. Outros ponto importante são conferir se a pessoa está inconsciente ou sem apresentar movimentos respiratórios, ou ainda com lábios, unhas e língua azulados ou roxos.

Caso isso ocorra, é fundamental acionar os serviços de resgate e iniciar imediatamente o processo de reanimação cardíaca. Enquanto aguarda o suporte profissional, é importante seguir alguns passos:

Deite a vítima no chão, com a barriga para cima;
> Levante ligeiramente o queixo do indivíduo para cima, para facilitar a respiração;
> Apoiar as mãos, uma sobre a outra no peito da vítima, entre os mamilos, em cima do coração;
> Faça 2 compressões por segundo até que o coração da vítima volte a bater sozinho, ou até a chegada da ambulância.

Foto: divulgação

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde