O que é alopecia?

Foto: Divulgação

A alopecia é um termo geral para a perda de grande quantidade de pelos não só na região da cabeça, mas em outras partes do corpo. Trata-se de uma doença autoimune, onde o próprio corpo ataca seus tecidos capilares. As causas abrangem desde fatores genéticos, até deficiência nutricional.

Um dos tipos mais comuns é a alopecia areata, que afeta cerca de 2% da população mundial em diversos níveis. Tão abrangente, a doença atinge até mesmo grandes personalidades, como a atriz e esposa do Will Smith, Jada Pinkett Smith, que aceitou a queda de cabelo e decidiu manter suas mechas raspadas.

Geralmente, a alopecia areata tem como característica as quedas bruscas de cabelo que formam uma ou mais lesões circulares no couro cabeludo. Quando renascem, os fios saem com facilidade se puxados e podem ser brancos. Ela também pode se manifestar na barba e se agravar com problemas emocionais, traumas físicos e quadros de infecção.

Não há como prever a duração dos surtos de perda de pelos, nem como esses episódios vão evoluir, pois cada caso é único. Uma outra causa de perda de cabelo bastante comum e mais conhecida é a alopecia androgenética, que também é autoimune. O problema afeta 50% dos homens acima dos 50 anos, e 5% das mulheres em qualquer idade, como é o caso da cantora sertaneja Maraisa.

O sintoma dessa alopecia é o afinamento progressivo dos fios, provocando uma perda constante de cabelo. Normalmente a queda é na parte de trás da cabeça (coroa) ou nas têmporas, formando entradas. Problemas hormonais, ansiedade , nervosismo, genética, fatores ambientais e ausência de hábitos saudáveis estão associados ao desenvolvimento da doença.

Quando se trata da alopecia, reduzir o estresse sempre que possível é uma boa maneira para evitar uma queda maior de cabelo. Medicamentos podem ajudar a reconstruir os fios ou impedir que eles caiam. O processo deve ser feito sempre com o acompanhamento de um dermatologista.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde