gripe

Reforçar hábitos saudáveis ajuda até a melhorar a respiração

No inverno e em outras épocas do ano, algumas práticas básicas podem evitar doenças respiratórias

Durante todo o inverno, as doenças respiratórias podem ser mais frequentes. Diversos fatores como o clima seco e mudanças nas temperaturas estão relacionados. Mesmo assim, é possível evitar gripes e resfriados com alguns hábitos saudáveis.

Os mesmos hábitos saudáveis também ajudam a evitar crises de doenças respiratórias crônicas, como asma e rinite, mesmo sendo causas distintas. Sendo as gripes, por exemplo, causadas por infecções virais, que aumentam pelo fato das pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados nessa época do ano.

Já a asma, a rinite e as demais doenças crônicas são afetadas por diversas alergias e infecções virais, algumas delas podem ser corrigidas com hábitos saudáveis. Em sua maioria, estão relacionadas à limpeza do ambiente doméstico e acúmulo de poeira. Assim como pelo tabagismo, poluição, pouca exposição ao sol, temperatura, alta ou baixa umidade do ar, além da permanência em ambientes fechados.

Portanto, tomar cuidado com essas causas e fortalecer a imunidade por meio de hábitos saudáveis é essencial para evitar essas doenças. Tomar em média dois litros de água por dia, por exemplo, é fundamental para que nosso organismo funcione corretamente – essa quantidade pode aumentar com a prática de exercícios físicos e com o clima seco.

Veja outros hábitos saudáveis importantes para uma boa respiração:

> Praticar exercícios físicos com frequência, mas sem excessos;
> Dormir bem, o suficiente para se sentir descansado (cuidado: o ronco não é sinônimo de uma boa noite de sono);
> Não fumar;
> Manter uma alimentação balanceada e ricas em vitaminas, como frutas, carnes e verduras. Além de evitar alimentos industrializados;
> Buscar reduzir o estresse no cotidiano;
> Ter cuidados no ambiente doméstico, como manter as janelas sempre abertas e evitar contato com o ar-condicionado durante longos períodos.

Essas medidas não impedem contaminações pelo coronavírus. Portanto, mantenha as medidas de prevenção necessárias.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde