Momento Relaxante

Veja 6 exercícios simples para combater o estresse na pandemia

No momento de agravamento da pandemia, o Minuto da Saúde desta semana traz dicas que não tomam muito tempo no dia a dia

Com o agravamento da pandemia no início do ano, as medidas restritivas em muitos locais do país foram intensificadas. Além disso, a situação acaba afetando a saúde mental de muitas pessoas — aumentando o estresse.

Por isso, precisamos reforçar os cuidados com o nosso corpo e mente. Mesmo em tempos complicados, as atividades de lazer não podem ser deixadas de lado. Combater o estresse, além de trazer ganhos para a qualidade de vida, ajuda a evitar doenças cardíacas, intestinais, entre outras.

Alguns exercícios simples podem ajudar a deixar o dia mais leve, sem tomar muito tempo ou causar desgaste. Pensando nisso, o Minuto da Saúde desta semana indica seis dicas de como promover o relaxamento.

Trata-se de um quadro de vídeos curtos publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde, onde profissionais da instituição dão dicas ou respondem questionamentos do público. Nesta edição, quem participa é Irmara Amaral, terapeuta ocupacional do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA). Confira:

– Ouça música:

Esta estratégia é utilizada nos ambientes hospitalares, por meio da chamada musicoterapia. Colocar o fone de ouvido e escutar nossa playlist favorita promove tranquilidade, calmaria e diminui o estresse.

– Pratique a automassagem:

É possível realizá-la com facilidade nas mãos, pés, cabeça, etc. Em 5 a 10 minutos, é possível favorecer o relaxamento com movimentos simples com os dedos que “amassam a região”. Bolas terapêuticas podem ajudar no exercício.

– Aprenda a meditar:

Se você não souber fazer não tem problema. Nas plataformas de streaming encontramos playlists guiadas, onde o autor orienta sobre o que fazer — assim como existem listas só com as músicas mais indicadas.

– Faça sua refeição favorita:

Coma o que você mais gosta. Ligue no seu restaurante favorito e peça uma entrega, já que muitos estabelecimentos não podem receber pessoas no local. Ou cozinhe você mesmo. Se delicie!

– Contemple a natureza:

Seguindo todas as recomendações de segurança e evitando aglomerações, podemos nos tranquilizar aproveitando o que é disponibilizado de graça.

– Caminhe ao ar livre:

Coloque o tênis e tire um tempo para você. Se exercitar livremente ajuda não só no estresse, como no combate a doenças crônicas. Mas não deixe de usar máscara.

Assista ao vídeo abaixo:


Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde