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Dia Mundial da Saúde: O que é ser saudável?

Nesta edição do Minuto da Saúde, explicamos que ser saudável não é só evitar doenças. Veja 6 formas de manter o bem-estar na rotina

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Saúde com o objetivo de promover hábitos saudáveis como forma de melhorar a qualidade de vida. A data, celebrada nesta quarta-feira (7/4), nos faz refletir que saúde não se refere diretamente a doenças. Ela está na forma como nos alimentamos, relacionamos, sentimos etc.

Sendo assim, o que é ter saúde? Não é só não estar doente, a OMS define o termo como o completo bem-estar físico, mental e social. Isto é, estar bem consigo mesmo e com o próximo.

Para alcançá-la, o apoio de médicos e enfermeiros não bastam. Portanto, desde a nova definição, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros profissionais, também foram incluídos nas equipes hospitalares.

E como se tornar mais saudável? No Minuto da Saúde desta semana, indicamos seis maneiras de melhorar o seu bem-estar no cotidiano. Trata-se de uma série de vídeos curtos publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde, e que sempre trazem um profissional da Pró-Saúde para dar dicas ou tirar dúvidas sobre um tema diferente.

Nesta edição, quem apresenta as dicas é Andreza Oliveira, psicóloga do Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA). Confira:

– Pratique exercício físico regularmente: Além de prevenir e ajudar no tratamento de doenças, o hábito auxilia no bem-estar emocional, pois possibilita o desenvolvimento de serotonina e endorfina, hormônios que transmitem o humor. Busque a orientação de um profissional;

– Adote uma alimentação equilibrada: Evitar dietas restritivas e alimentos ultraprocessados, além de incluir verduras e legumes nas refeições diárias também ajudam no desenvolvimento desses hormônios;

– Tenha uma boa rotina de sono: Dormir em média oito horas por dia é o correto para restabelecer as energias e renovar o astral;

– Insira momentos de lazer na rotina: É sempre bom reservar um tempo para se desestressar durante os dias de semana;

– Busque autoconhecimento: Por meio da psicoterapia, é possível entender como reagimos às situações e a forma como atuamos no dia a dia. Saber disso é fundamental para atingir o completo bem-estar;

– Estabeleça vínculos sociais: Não podemos esquecer que somos seres sociais e dependemos do contato com o outro.

Assista ao vídeo abaixo:

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações como essas!

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