Dificuldade para dormir

Dificuldades para dormir? Veja dicas para conseguir boas noites de sono

Fique atento aos distúrbios do sono mais comuns; causas podem ser tanto físicas, quanto emocionais.

Cansaço, irritabilidade e queda na produtividade, são alguns dos problemas que podem ser solucionados com uma boa noite de sono.

É essencial fazer com que o corpo descanse o suficiente mas, para algumas pessoas, dormir bem todos os dias pode não ser uma tarefa simples.

No geral, não há um regra sobre quanto tempo devemos dormir, o período de sono saudável varia de pessoa para pessoa e de acordo com a faixa etária e estilo de vida da pessoa.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em maio, 41,7% dos entrevistados apontaram dificuldade para dormir ou estão dormindo mais do que o comum durante a pandemia.

Alguns problemas recorrentes são classificados como “distúrbios do sono”, que tem causas tanto emocionais como físicas. Entre os mais comuns estão a apneia, que ocorre quando a pessoa tem dificuldade para respirar durante o sono, e a insônia, quando ela não consegue dormir ou acorda precocemente.

Veja dicas para dormir de forma saudável:

> Regule o seu sono: é ideal criar uma rotina de horários para dormir e acordar, para que seu corpo se acostume;

> Evite o consumo de bebidas estimulantes antes de dormir, como café, energéticos e bebida alcoólica. Também deixe de consumir alimentos pesados nesse horário;

>  Evite muitos estímulos de luz e som na hora de dormir. Celulares e televisão podem nos deixar mais agitados;

>  Procure sempre aliviar o estresse com atividades prazerosas;

>  Pratique exercícios físicas regularmente, evitando a proximidade com o horário de dormir, pois pode servir como estimulante;

> Não fique o dia inteiro de pijama, o cérebro precisa compreender que não estamos mais na cama;

> Use a cama somente para dormir e não para ler, trabalhar, comer, etc.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde