Alimentação

Conheça os 5 alimentos que ajudam a combater o câncer de próstata

No mês da campanha Novembro Azul, que marca a conscientização para o controle do câncer de próstata, o Blog Vida Saudável destaca algumas atitudes capazes de combater a doença. Entre as possibilidades, está a adoção de uma alimentação saudável.

Refeições baseadas em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas auxiliam para o fortalecimento do sistema imunológico e favorecem o combate à doença.

Por isso, separamos cinco tipos de alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata:

1. Alho e cebola: Ambos possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas. Eles são ricos em compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres;

2. Tomate: Contêm o licopeno, substância antioxidante que está muito ligada à diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata;

3. Vegetais verde-escuros: Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, pois são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células;

4. Oleaginosas: Nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são ricos em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células, também são ricos em vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico;

5. Chá verde: Auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

Campanha Novembro Azul

Como forma de integrar a campanha, a Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país, lançou um e-book gratuito para download com orientações sobre como identificar e prevenir o câncer da próstata.

A ação faz parte da campanha Novembro Sempre Azul, que busca conscientizar os homens para realizar o exame preventivo. De acordo com o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Faça o download do e-book aqui.

Para mais informações e dicas sobre o câncer de próstata e outras campanhas, acompanha o Blog Vida Saudável e as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde