Dicas de filmes sobre saúde mental

Conheça 5 filmes que ajudam a refletir sobre saúde mental

As obras cinematográficas apresentam os impactos dos transtornos mentais e ajudam a dimensionar a importância do assunto no Janeiro Branco

Desde 2014 a campanha Janeiro Branco inaugura o ano trazendo um debate de extrema relevância: a importância de cuidar da saúde mental.

O objetivo da campanha é levar a sociedade a refletir sobre o tema, de forma a melhorar sua qualidade de vida. Sendo assim, o cinema exerce um importante papel para compreender questões relacionadas aos transtornos mentais, independente do gênero.

Filmes de comédia, dramáticos e até mesmo no universo dos super-heróis podem nos ajudam a ter uma visão sobre os impactos causados pela depressão, esquizofrenia, ansiedade, entre outros problemas relacionados com a saúde mental.

Por mais complexo o tema, os filmes acabam por ajudar a nos colocar no lugar do personagem e entender o que ele sente. As cinco indicações que listamos abordam a saúde mental e como seus personagens foram impactados por transtornos mentais. Confira:

Uma Mente Brilhante (2001)

O drama conta a história verídica de um famoso matemático americano, John Nash. O enredo trata de sua trajetória acadêmica, vida ao lado da esposa e como teve que lidar com a esquizofrenia ao longo de sua vida.

Nash também usa seu conhecimento na matemática para tentar compreender se o que ele vê é real, além de continuar mantendo o seu trabalho. Após anos de luta contra a doença ele conquista o prêmio Nobel de Economia.

O ator Russell Crowe, que interpreta Nash no filme, foi indicado ao Oscar no ano de 2002 pelo papel. O filme é recomendado para maiores de 12 anos.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

O drama colegial mostra como é lidar com a depressão e as dificuldades de se recuperar dela. Charlie, um jovem de 15 anos, tem problemas de socialização em sua nova escola por conta da doença.

Com a ajuda de novas amizades e apoio psicológico, Charlie tenta encontrar o seu caminho diante de questões envolvendo o seu passado. Indicado para maiores de 14 anos.

O Lado Bom da Vida (2012)

A comédia romântica aborda o relacionamento de um casal em que ambos se recuperam de problemas psiquiátricos. Pat Solitano é um homem que sofre de bipolaridade e mora com os pais após um período internado em um sanatório.
Por meio de amigos, ele acaba conhecendo Tiffany, que apresenta crises constantes de raiva. As suas vidas começam a se unir em uma trajetória de autoconhecimento. Recomendado para pessoas acima dos 18 anos.

Coringa (2019)

Esse suspense psicológico retrata a origem de um dos mais famosos vilões do universo dos super-heróis: o Coringa. O personagem de Arthur Fleck, interpretado pelo ator Joaquin Phoenix, trabalha como palhaço para uma agência de talentos enquanto também realiza tratamento para o seu transtorno psiquiátrico.

Ao longo do filme, situações agravam o seu estado mental de saúde e seu comportamento vai se modificando. Falamos mais sobre o filme aqui  (2019). Phoenix ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2020 por sua atuação no filme. É indicado para maiores de 18 anos.

Soul (2020)

Lançado no Natal do ano passado, a animação da parceria Disney e Pixar conta a história de Joe, um professor de música que, após sofrer um acidente, tem a sua alma separada do corpo e começa a viver uma experiência cósmica e uma jornada de autoconhecimento.

Nessa jornada, ele passa a compreender melhor a si mesmo e busca motivação para retornar ao seu corpo. Durante o filme, ele conhece a alma 22 que possui uma visão pessimista da vida na Terra, mas juntos passam por aventuras e descobertas. Livre para todas as idades.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde