Dor de dente

Como podemos acabar com as dores de dente?

As causas do incômodo são diversas; A melhor forma é procurar um dentista e iniciar tratamento

Segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em 2010, cerca de 25% dos adultos, adolescentes e crianças tiveram dor de dente nos seis meses anteriores à pesquisa. Você sabe por que ela acontece? Os fatores que causam a dor são muitos, o importante é procurar atendimento médico para entender sua origem.

Procurar ajuda é a melhor forma de acabar com o incômodo. Consumir analgésicos, como a dipirona, pode aliviar a dor, mas isso não substitui o atendimento. Caso a dor de dente persista, é importante usar esses e outros remédios apenas com supervisão médica.

Manter uma boa higiene da boca é a melhor forma de prevenir. A dor de dente é uma inflamação na chamada polpa dentária, região onde ficam as raízes e os nervos. Ela surge quando algum agente agressor, como as bactérias da cárie, chegam ao local. Isso pode ser causado por diversas questões relacionadas à saúde bucal. São elas:

> Lesões da cárie;
> Doenças que afetam a estrutura do dente (gengivite e periodontite);
> Nascimento do dente do siso;
> Retração da gengiva;
> Traumas dentários (após alguma batida no dente por conta de quedas, acidentes etc.).

Muitas pessoas reclamam do fato da dor de dente começar com intensidade de uma hora para outra. Na verdade, não é isso que acontece. Nas dores agudas, chamadas de abcessos e pulpites, o paciente normalmente já teve um incômodo naquele dente, só que não tratou e ele diminuiu ou desapareceu sozinho por um momento.

Outro fator que incomoda quem tem dor de dente é o fato dela aparentemente só aparecer à noite. Isso é comum e ocorre não por causa da noite, mas pelo ato de deitar para dormir. Quando nos deitamos, o fluxo sanguíneo vai para a cabeça e assim aumenta a pressão sobre os dentes, intensificando a dor.

Também é um motivo, a questão de que no dia geralmente estamos em movimento, não prestamos atenção no sintoma.