Câncer de Boca

Saiba como identificar os sinais do câncer de boca

Doença tem alta incidência em homens com mais de 40 anos; diagnóstico precoce é fundamental para a cura

Desde 2015, o inicio do mês de novembro dá luz para uma questão importante, porém ainda desconhecida por muitas pessoas: o câncer Bucal, quinto tipo de câncer com maior incidência entre os homens no Brasil. Trata-se da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, organizada pelo Ministério da Saúde.

Além de apresentar a doença, a data visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, essencial para aumentar a chance de sucesso no tratamento e amenizar os impactos à qualidade de vida.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018, foram mais de 6 mil óbitos do câncer de boca no Brasil e a estimativa é de que a doença atingirá mais de 15 mil brasileiros em 2020.

O Câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral), pode afetar lábios, bochechas, gengiva e língua, e é mais comum no sexo masculino, após os 40 anos.

Fique atento aos sintomas iniciais:

> Lesões dentro da boca ou nos lábios, que não cicatrizam após 15 dias, apresentando sangramentos em crescimento (cuidado: é possível confundir com aftas);
> Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
> Rouquidão persistente.

Com o avanço da doença, podem se observar ainda dificuldades:

> Na mastigação e em engolir;
> Na fala;
> Em movimentar a língua.

Ao identificar esses sinais, é necessário procurar atendimento médico-odontológico para um exame completo na boca. O tratamento da doença é, na maioria dos casos, cirúrgico, com a retirada dos tumores que causam o desconforto.

São fatores de risco para o câncer de boca: o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, diagnóstico de HPV, excesso de gordura corporal e a exposição ao sol na região dos lábios sem proteção. Para se prevenir, é fundamental manter uma boa higiene bucal e alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde