Alergias

Alergias a alimentos podem se desenvolver em qualquer idade

Mesmo que você já consuma o produto, ela pode surgir. Ao mesmo tempo, alergias na infância costumam ser superadas

Sabia que em qualquer momento você pode ter uma alergia nova? Pois é, ao contrário do que muitos acreditam, você não nasce com resistência a determinada substância. Assim como as crianças podem deixar de ser alérgicas, adultos também podem adquirir novas, mesmo se tratando de um produto no qual já esteja acostumado em consumir.

A alergia nada mais é do que uma resposta exagerada do sistema imunológico contra uma substância que o organismo identifica como “perigosa”, isso ocorre em pessoas que têm predisposição e assim ficam mais sensíveis a elas — a baixa imunidade intensifica essas reações.

As principais causas são asma e o histórico familiar. Nas crianças de 3 a 5 anos, alergias a leite de vaca, ovos, trigo e soja são muito comuns, pois a tolerância neles ainda está se desenvolvendo. Após essa idade, a maioria deixa de ser alérgica. Mas na vida adulta, outras sensibilidades podem surgir, à frutos do mar e amendoim são as mais comuns.

Depois de adulto, as reações costumam perdurar a vida toda. Elas também são raras de acontecer no primeiro contato com o alimento, mas vão se desenvolvendo, seja no segundo ou nos demais contatos. Não há um momento exato. Em crianças os sintomas são mais brandos, são comuns as manchas na pele, náusea, vômito e diarreia.

Nos adultos, há uma série de manifestações que podem surgir. São as principais:

> Tosse, chiado no peito e falta de ar;
> Dor abdominal, náusea, vômito e diarreia;
> Manchas vermelhas na pele;
> Inchaço em partes moles do corpo, como boca e olhos.
> Com menos frequência, tontura e desmaio.

Ao perceber uma reação alérgica, é importante ir para o hospital, pois em questão de minutos os sintomas podem se agravar. Há casos em que pode ser fatal, são as reações anafiláticas. Isso ocorre quando manchas surgem por todo corpo, a garganta incha e as vias aéreas se estreitam, dificultando a respiração.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde